https://www.instagram.com/p/B_i_y2QHaFv/?lite=1
Após o marido ser diagnosticado com um quadro quase assintomático de COVID-19, a atriz Monica Carvalho afirmou que também contraiu a doença e, no caso dela, uma das manifestações do vírus foi um sintoma não muito comum.
Monica Carvalho com coronavírus
Conforme informações da assessoria de imprensa de Monica, o quadro de infecção pelo novo coronavírus que o marido da atriz manifestou durou apenas um dia e, três dias após a recuperação dele, ela sentiu os primeiros sintomas.
https://www.instagram.com/p/B_5rD-OnhDE/?lite=1
Em vez de manifestar os sinais mais comuns da doença, que são tosse seca e febre, porém, ela teve outro quadro – de início, a atriz relatou coriza, e então passou a notar perda olfativa, que é um dos sintomas pouco frequentes relacionados a COVID-19.
A partir disso, ela realizou o exame de identificação da doença e recebeu o diagnóstico positivo.
Perda de olfato e paladar por COVID-19
Apesar da perda do olfato e do paladar não ser um critério para diagnóstico da doença, o otorrinolaringologista Alexandre Colombini afirma que casos em que pacientes com a infecção relatam perda de olfato como sintoma do novo coronavírus têm sido bem frequentes.

A explicação para isso, por sua vez, é simples. “Quando a gente tem uma gripe, um resfriado, a gente tem uma congestão nasal, uma inflamação da mucosa e uma inflamação dos nervos. Essa inflamação faz com que os nervos do olfato não funcionem de maneira adequada”, afirma.
Quanto à perda do paladar, que também tem sido relatada, ele associa à perda do olfato. “Quando a gente está gripado, a comida fica meio insossa, meio sem gosto, porque a gente depende do olfato para ter um paladar adequado”, conclui o médico.
