6 alimentos ricos em sódio que estão no dia a dia e são ruins para a saúde

por | jul 7, 2014 | Saúde

Na agitação do dia a dia, alimentos semi-prontos e rápidos de fazer acabam se tornando opções atraentes para matar a fome e economizar tempo na cozinha. Entretanto, parte deles são verdadeiras bombas de sódio, que podem prejudicar a saúde, aumentar o risco de doenças e provocar problemas comuns, como a retenção de líquido. Confira alguns dos alimentos que mais contêm sódio para reduzir no cardápio.

Atum enlatado em água

Muitas vezes, o atum enlatado é o acompanhamento mais fácil para as saladas. Entretanto, em vez de ajudar a emagrecer, esse alimento pode prejudicar o processo: cada lata contêm cerca de 285 mg de sódio. Já o peixe fresco é muito benéfico para a saúde e carrega os benefícios do ômega 3.

Pizza congelada

Uma única fatia de pizza congelada de queijo, por exemplo, contém cerca de 700mg de sódio e uma pizza inteira pode conter até 4 gramas de sódio, bem mais do que a quantidade diária ideal.

Presunto fatiado

Três fatias pode chegar a quase 700 mg de sódio. Além disso, a carne contém grande quantidade de gordura.

Sopa instantânea de caneca

Um pacotinho, que rende uma sopa para uma caneca de 300 ml, pode chegar a 1000 mg de sódio.

Macarrão instantâneo

Apesar da praticidade que oferece no dia a dia, o macarrão instantâneo é um dos alimentos com mais sódio. Uma embalagem pode chegar a 1700 mg de sódio – mais de 80% da quantidade diária recomendada.

Molhos prontos

Molhos de caixinha também podem conter  alta quantidade de sódio. Uma colher de sopa de maionese comum, por exemplo, pode carregar 125 mg desse elemento. Já uma porção de molho de tomate enlatado pode carregar mais de 400 mg. A dica é preparar um molho de tomate fresco, que carrega os diversos benéficios do alimento.

Leia também:
Alimentos que engordam a barriga para passar longe
S
aiba quais são os alimentos proibidos para quem tem gastrite
E
xcesso de sal pode causas doenças crônicas