null: nullpx
respiração-Tasaudavel

Aprenda técnica de respiração eficaz para reduzir estresse e ansiedade, segundo a ciência

Simples e eficaz, técnica é simples, poderosa e comprovada pela ciência para reduzir o estresse e ansiedade.
Publicado 18 Abr 2022 – 03:11 PM EDT | Atualizado 18 Abr 2022 – 03:11 PM EDT
Compartilhar
Default image alt
. Crédito: AntonioGuillem/Getty Images/iStockphoto

Exercícios de respiração são ferramentas simples, poderosas e comprovadas pela ciência como método para reduzir o estresse e aliviar a ansiedade. Recentemente, um estudo comprovou a eficácia de uma dessas técnicas.

Técnica de respiração para aliviar estresse e ansiedade

De acordo com um recente estudo publicado na revista Scientific Reports, uma única sessão de cinco minutos de respiração profunda e lenta é capaz de controlar e afastar a tensão.

A técnica de respiração que alivia a ansiedade indicada pela pesquisa é bastante simples: inspire por quatro segundos, solte o ar por quatro segundos e aumente gradualmente o tempo de expiração, até que a proporção seja de quatro segundos de inspiração e seis segundos de expiração.

Como a respiração ajuda a aliviar a ansiedade

Os exercícios respiratórios podem combater o estresse e a ansiedade em um momento de tensão, mas também funcionam como ferramenta preventiva.

Quando praticamos exercícios de respiração regularmente, mesmo em situações livres de estresse, desenvolvemos a capacidade de lidar melhor com tensões no futuro.

De acordo com a ciência, o hábito de praticar a respiração consciente diariamente ajuda a criar uma espécie de reserva: com o tempo, ela fornece um acesso imediato à resposta de relaxamento para o corpo e a mente.

Sintomas de ansiedade

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse