Com tantas modalidades novas, às vezes os antigos esportes ficam esquecidos. Se a ideia é praticar um esporte que ajude a emagrecer e ao mesmo tempo seja divertido, o vôlei é uma boa opção. A modalidade combina jogo em equipe, bola e movimentos com os braços.
Leia também
Esportes aquáticos queimam até 690 calorias e trazem benefícios para o corpo
Aula de Zumba pode queimar até mil calorias em 1 hora
Água de berinjela para emagrecer
Criado em 1895 para evitar contato físico entre os jogadores, o esporte estimula a disciplina e melhora a sociabilização. Segundo Hairton Cabral, o técnico do time de vôlei São Cristóvão Saúde e São Caetano, a modalidade melhora também a coordenação motora, flexibilidade, força, resistência aeróbia e anaeróbia.
Benefícios do vôlei
Uma partida da modalidade queima cerca de 600 calorias / Crédito: Thinkstock
“Os benefícios da prática de esportes são inúmeros, tanto para a saúde física quanto mental”, afirma Cabral. A educadora física Isabel Cristina Dias Ribeiro, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, a atividade é benéfica para pessoas de todas as idades porque a intensidade da partida pode ser definida de acordo o preparo físico dos jogadores.
“Durante uma partida de vôlei um grande grupo muscular é trabalhado, como tríceps, abdominais e musculatura dos antebraços. Além disso, os membros inferiores ficam em constante movimento, o que acaba trabalhando o corpo como um todo”, afirma Isabel. Uma hora de vôlei emagrece 600 calorias em média.
Como se joga vôlei de quadra
A disputa acontece entre dois times com seis jogadores cada um. Em constante rodízio de posição dentro da quadra, que é dividida por uma rede, os jogadores precisam evitar que a bola caia no chão. Cada time tem três toques para passar a bola para o outro lado.
Vôlei de praia define mais rápido
Jogar vôlei na praia ajuda a intensificar os resultados, além de ser uma atividade ainda mais prazerosa. A força usada para ter impulsos na areia é muito maior do que a usada em quadra, por isso o vôlei de praia ajuda a “trincar” bumbum, coxas e abdômen rápido.
Fernanda Lima é uma das famosas que usa o vôlei para turbinar o corpo / Crédito: AgNews
“Coxa e glúteo e abdômen são as partes do corpo que acabam se destacando em uma jogadora do vôlei de praia. Fica mais visível que são malhados e definidos. E são as piores partes para qualquer mulher, as que mais se sofre para definir e secar”, afirma a jogadora Maria Clara em entrevista ao iTodas.
A mulher que pratica exercícios na areia precisa ter em mente a importância do protetor solar. Cuidar da pele é fundamental para curtir o esporte com mais saúde.