Receita de 3 ingredientes é versão melhorada da crepioca: segura fome sem engordar

por | maio 26, 2019 | Alimentação

A tapioca é uma opção saudável e versátil para o preparo de lanches e refeições durante uma dieta: sem glúten, sem gordura, pouco sódio e muito espaço para a criatividade na cozinha. Acontece que ela tem um ponto negativo por causa do seu alto índice glicêmico – o que provoca picos de insulina no sangue, levando o corpo a sentir mais fome logo em seguida. Porém, existe um truque para minimizar este efeito.

Em vez da tapioca tradicional, experimente uma crepioca funcional: basta misturar o ingrediente com farinha de aveia e ovo. A textura ficará mais próxima à de um crepe. Mas, no lugar da farinha comum, a aveia cumpre a importante função de equilibrar o índice glicêmico da refeição.

Benefícios da aveia

Além de ser rica em vitaminas, minerais e ácidos graxos, a aveia conta com um alto teor de fibras, que formam uma espécie de gel no estômago, retardando a digestão de carboidratos e ajudando a controlar a quantidade de açúcar no sangue. Também ajuda a acelerar o metabolismo e regular o intestino.

Aliada à tapioca, a aveia age como escudo protetor para os açúcares derivados da mandioca, e ainda rende a textura agradável (e gostosa) que caracteriza a crepioca. Aí é só usar a criatividade: pode rechear com homus, tofu, caponata, frango… Ou comer pura, mesmo, acompanhada de uma salada verde.

Como fazer crepioca funcional

Para fazer a versão desta receita indicada pela nutricionista Raíssa Fernandes, você só vai precisar de uma colher de sopa de aveia, uma colher de sopa de tapioca e um ovo.

Misture bem os ingredientes e leve à frigideira, como se fosse fazer uma panqueca. Além das fibras da aveia, a crepioca vem turbinada com as proteínas do ovo. Dependendo da combinação, pode render uma refeição completa!

Alimentos que ajudam a emagrecer