Pudim de chia: como fazer e incrementar o docinho funcional perfeito para dietas

O pudim de chia é uma opção já bastante conhecida de docinho entre pessoas que desejam perder peso. Ideal para consumir no café da manhã ou mesmo lanche da tarde, ele não somente ajuda a emagrecer como também promove vários benefícios para a saúde.

Pudim de chia
undefined undefined/Istock

Boa fonte de fibras e gorduras boas, a semente de chia garante saciedade e é considerada um superalimento por ser rica em proteínas, ômega-3 e ácidos graxos. Além disso, fornece energia para o corpo, não contém açúcar e atua na melhora da digestão.

A receita básica de pudim de chia é bem simples, leva poucos ingredientes e pode garantir inúmeras variações com substituições e inclusão de itens extras.

Receita de pudim de chia

Pudim de chia
Julia_Sudnitskaya/Istock

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de semente de chia
2/3 xícara (chá) de leite
1/3 xícara (chá) de água
Adoçante culinário a gosto (opcional)

Modo de preparo:
Em uma tigela, misture bem todos os ingredientes e mantenha na geladeira por, no mínimo, duas horas. Se preferir, prepare o pudim no dia anterior.

O pudim de chia é versátil e pode ser incrementado de inúmeras formas. No lugar do leite, por exemplo, é possível usar iogurte natural, leite de coco ou outro tipo de leite vegetal, como o de amêndoas, soja, aveia, etc. Na preparação, a água ainda pode ser substituída por suco de frutas ou mesmo um chá de especiarias.

Pudim de chia com morango
samael334/Istock

A lista de ingredientes complementares para o pudim de chia também pode ser grande e variar de acordo com seu paladar. Pasta de amendoim, raspas de coco, frutas frescas variadas, frutas secas, mel, nozes e até mesmo uma farofinha de paçoca despedaçada por cima da preparação são algumas das opções.

Receitas leves e saudáveis