Pessoas que tomam café todos os dias vivem mais do que aquelas que não consomem a bebida, segundo um recente estudo realizado pela Southern Medical University, na China. E mais: a adição de açúcar ao café não interfere nos benefícios.
Pesquisas anteriores já apontaram que beber café com moderação faz bem à saúde, mas o novo trabalho publicado na revista Annals of Internal Medicine, foi o primeiro a avaliar o papel do açúcar na bebida.
Café pode reduzir o risco de morte prematura
Para o estudo, foram analisados dados de mais de 170 mil britânicos que relataram quantos cafés tomavam por dia, além de como gostavam de consumir a bebida, ou seja, com ou sem açúcar. Durante um período de acompanhamento de sete anos, os cientistas rastrearam quantas pessoas morreram, desenvolveram câncer ou tiveram doenças cardíacas.
Foi possível descobrir que os indivíduos que bebiam uma quantidade moderada de café, entre 1,5 e 3,5 xícaras por dia, eram menos propensos a morrer nessa janela de tempo, independentemente de a bebida ser pura ou adoçada.
As pessoas que tomam 3 xícaras de café amargo e sem açúcar por dia, por exemplo, têm 29% menos probabilidade de morrer do que as que não bebem. A tendência foi basicamente a mesma para as pessoas que gostam de açúcar na bebida, com 3 xícaras de café açucarado por dia reduzindo o risco em 28% em comparação com os não consumidores.