null: nullpx
alimentos-Tasaudavel

Häagen-Dazs anuncia recall de sorvete por conter traços de substância perigosa à saúde

Empresa detentora da marca informou, em nota, que foram encontrados traços de uma substância perigosa em um dos aromas
Publicado 14 Jul 2022 – 12:43 PM EDT | Atualizado 14 Jul 2022 – 12:43 PM EDT
Compartilhar
Default image alt
Sovete de baunilha Häagen-Dazs Crédito: Divulgação/Häagen-Dazs

Foi determinado na última quarta-feira (13) o recolhimento de todos os sorvetes de baunilha da marca Häagen-Dazs que se enquadrem em determinado intervalo de data de validade. De acordo com a General Mills Brasil, grupo detentor da marca, o recall foi motivado após traços de uma substância perigosa para consumo serem encontrados em um componente do sovete – e, em nota publicada no próprio site, a empresa orientou os consumidores sobre como proceder.

Häagen-Dazs comunica recall de lote de sorvete


Recentemente em um comunicado publicado no site da empresa, a General Mills Brasil, detentora de marcas como Yoki e Kitano determinou o recolhimento voluntário e preventivo de sorvetes da marca Häagen-Dazs. Segundo o grupo, potes de 415 g (473 ml) com data de validade entre 7 de julho de 2022 e 18 de julho de 2023 não devem ser consumidos, e quem tiver comprado alguma unidade deve entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor da marca para fazer a troca ou reembolso do produto.

Na nota, a General Mills informou que a decisão de recolher o lote de sorvetes veio após a identificação de uma substância chamada 2-cloroetanol no aroma natural de baunilha utilizado nos sorvetes. Tal substância, segundo a empresa, pode estar associada ao óxido de etileno, componente mutagênico e carcinogênico que é impróprio para consumo. O comunicado, no entanto, afirma que óxido de etileno não é utilizado na fabricação dos produtos e a contaminação foi identificada “em um único fornecedor, já bloqueado e substituído”.


Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que formalizou o recall em uma resolução recentemente e publicou uma nota sobre o assunto, o recolhimento ocorre em nível global, e outros sabores de sorvete da Häagen-Dazs não foram afetados pelo recolhimento, tendo, portanto, seu consumo liberado.

Para efetuar a troca ou o reembolso do produto, a empresa orienta o contato telefônico (0800-031-0707) de segunda a sexta-feira entre 8h e meio-dia ou das 13h às 17h. Além disso, há também a possibilidade de efetuar o contato por e-mail (sac.haagendazs@genmills.com).

Óxido de etileno e seus derivados


De acordo com a Anvisa, o 2-cloroetanol é uma substância derivada da degradação do óxido de etileno, também chamado de ETO. Não existe, conforme explica o órgão, qualquer limite residual aceitável para a presença destas substâncias em alimentos, tudo devido aos riscos dos compostos causarem câncer e mutações celulares em humanos.

Alimentação e saúde

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse