Enrolar a barriga com plástico filme para emagrecer é perigoso: conheça os riscos

por | jul 3, 2024 | Alimentação

Entre as inúmeras dicas e “soluções milagrosas” para turbinar o emagrecimento, a prática de enrolar plástico na barriga para malhar é uma das mais difundidas. Ela é inclusive divulgada por famosas – mas não é recomendado por especialistas e pode ser perigoso.

Fazer exercício com plástico na barriga afina a cintura?

Mulher medindo a cintura (Crédito: cottonbro studio/Pexels)

Deixar a região da barriga enrolada com plástico filme para acelerar a redução de medidas, antes de mais nada, não é eficaz nem promove benefícios. A ideia de que isso ajuda vem do fato de que, quando coberta, a pele sua mais – e o suor durante o exercício físico é popularmente ligado à queima de gordura.

Durante essa prática (demonstrada neste vídeo), no entanto, o máximo que pode acontecer é uma perda maior de suor na região, que não passa de água. Mesmo que enrolar plástico na barriga potencializasse a perda de gordura, o suor “localizado” na região não significa que a queima ocorreria ali, afinal tudo depende do exercício executado.

Além disso, o suor não passa de água. Sendo assim, quando a pessoa voltar a se hidratar, vai recuperar todo o líquido perdido.

Enrolar plástico na barriga antes de treinar traz riscos

plástico na barriga

Suor escorrendo na pele (Crédito: cottonbro studio/Pexels)

Essa prática, além de inútil, também é contraindicada. Com ou sem o uso de cremes específicos para a região, profissionais de saúde consideram a prática perigosa para a saúde e afirmam que ela pode até provocar desmaios.

De acordo com a educadora física Fabianna Queiroz, o corpo precisa suar durante a atividade física para que ocorra troca de energia e eliminação de toxinas. Isso, porém, não acontece quando a pessoa aplica o plástico, uma vez que ele não absorve e nem permite que a área libere esse líquido.

A especialista ainda afirma que, com o suor acumulado no plástico, é possível até adquirir uma micose na região.

Dicas para emagrecer