Diferenças entre nutricionista e nutrólogo: qual é melhor para quem quer emagrecer?

Quem deseja emagrecer com saúde e manter uma alimentação balanceada deve contar com orientação de profissionais que ajudam a avaliar necessidades e metas pessoais e, assim, indicar o melhor tipo de tratamento. Mas com quem você deve se consultar: um nutrólogo ou nutricionista?

Diferenças entre nutrólogo e nutricionista

Tanto o nutrólogo quando o nutricionista atuam na indicação de uma alimentação saudável e balanceada, com adoção de bons hábitos e equilíbrio nutricional. Mas algumas diferenças significativas precisam ser levadas em conta na hora de escolher o profissional adequado, de acordo com seus objetivos.

Shutterstock

O nutricionista pode elaborar cardápios e indicar o consumo de determinados alimentos para que o paciente tenha sucesso no processo de emagrecimento. O profissional ajuda a promover uma reeducação alimentar, baseado nas possíveis deficiências e excessos de nutrientes de cada indivíduo, e não receita medicamentos.

O nutrólogo, por sua vez, pode diagnosticar doenças e indicar tratamentos contra condições de saúde relacionadas a hábitos alimentares, como doença celíaca, por exemplo. O profissional ainda avalia fatores como sono, estresse e regulação hormonal do paciente, determina a ingestão de nutrientes que considera necessários e também pode prescrever medicamentos em caso de disfunção alimentar ou doença ocasionada por alimentação.

Shutterstock

As profissões ainda possuem formação diferenciada. O nutricionista faz curso superior de Nutrição, com duração média de 4 anos, enquanto o nutrólogo é formado em Medicina, curso de duração média de 6 anos, com especialização em Nutrologia.

Os dois profissionais podem trabalhar juntos no tratamento de pacientes que, por exemplo, desejam emagrecer e possuem distúrbios ligados à alimentação. A melhor opção para quem quer perder peso, portanto, pode variar de acordo com a condição de saúde individual.

Emagrecer sem sofrimento