Para perder peso com saúde, sem comprometer a saúde ou sofrer com o efeito sanfona, é importante seguir orientações de profissionais que vão ajudar a criar cardápios de acordo com seus objetivos e estilo de vida. Alguns alimentos, porém, sempre aparecem nas listas de recomendações de nutricionistas e devem estar constantemente no seu prato. Confira exemplos:
Melhores alimentos indicados por nutricionistas
Fonte de gorduras boas, abacate tem baixo teor de açúcar, é fonte de antioxidantes e pode ser consumido com shakes, mousse, na salada ou no preparo de um guacamole.
Óleo de coco é rico em gordura boa e ideal para cocção por não sofrer oxidação, uma vez que é uma gordura saturada. O alimento ainda é poderosa opção para aumentar a imunidade e garantir energia antes do treino, já que possui absorção quase que imediata.
Antes considerado vilão, o ovo foi redimido e hoje é sempre indicado por nutricionistas. Fonte de colina, uma substância que contribui para a saúde cerebral, o alimento é excelente fonte de proteínas e possui grande concentração de nutrientes.
Proteína vegetal rica em aminoácidos essenciais, a quinoa substitui em uma refeição as fontes proteicas animais. Fonte de fibras e triptofano, que promove aumento da serotonina, neurotransmissor responsável pelo bem-estar, o alimento pode ser incluído no preparo de hambúrguer ou risoto e seu farelo pode ser usado em receitas, substituindo a tradicional farinha de trigo.
Azeite de oliva é rico em óleos monoinsaturados, promove saciedade e sabor para qualquer prato e, cru, pode ser incluído em todas as refeições e na salada.
Refrescante e rico em fibras, o abacaxi tem propriedades que agem no organismo como anti-inflamatório natural, ajuda na digestão e, portanto, normalmente recomendado por nutricionistas.
Banana é outra fruta que, com moderação, é excelente opção para quem quer emagrecer e pratica exercícios regularmente. Boa fonte de potássio e fibras solúveis, a fruta ainda ajuda no bom funcionamento dos músculos do coração.
Frutas cítricas, como laranja e limão também costumam ser indicadas por profissionais da saúde. Boas fontes de vitamina C, são ricas em fibras, protegem o corpo de doenças e ajuda na dieta.
O tradicional feijão preto não precisa ficar restrito apenas a feijoadas. Apenas xícara do alimento contém 15 gramas de proteína e é livre de qualquer parte da gordura saturada encontrada em outras fontes animais, como carne vermelha.
Além do feijão, tente incluir lentilhas na sua dieta. Apenas uma porção de meia xícara do alimento já oferece 3,4 gramas de amido resistente, um carboidrato saudável que estimula o metabolismo e queima gordura.
Brócolis também deveria estar sempre no seu cardápio por ser é rico em fibra e possuir menos de 30 calorias por porção, ou seja, excelente aliado na dieta.
Queridinha de quem faz dieta, aveia não faz sucesso à toa: ela é rica em fibras e, por isso, promove bom funcionamento do organismo e ajuda a garantir saciedade durante todo o dia quando, por exemplo, consumida no café da manhã.
Para quem não vive sem um doce, vale apostar no chocolate amargo. Quando consumido moderadamente, ajuda na saciedade e pode ajudar a reduzir a vontade de comer sal, doce, ou alimentos que costumam sabotar a dieta.
Queijo de cabra fresco e feta contêm um ácido graxo que ajuda você a se sentir saciado e queimar mais gordura. Aposte nestas variedades se pretende perder peso com saúde.
Como perder peso rápido e com saúde
- 15 alimentos para você manter na geladeira que vão evitar “jacadas”
- Comidas que nutricionistas cortam do cardápio de quem quer emagrecer
- Cardápio detox completo para emagrecer – com receitas de nutricionista