Dieta de famosa com ovos crus não tem vantagem nutricional e ainda oferece riscos

por | abr 7, 2022 | Alimentação

Se preparando para os desfiles de Carnaval, a ex-BBB Hariany Almeida revelou recentemente ter aderido a algo muito divulgado entre quem tem foco em ganhar músculos. À revista “ Quem” , ela afirmou que vem consumindo ovos crus em jejum pensando nas vitaminas presentes neste alimento – mas, segundo instituições de saúde, o hábito não só não é vantajoso em comparação com o consumo de ovos devidamente cozidos como também não é seguro.

Dieta de Hariany Almeida: ovos crus são mais nutritivos?

Cheios de proteína, gorduras boas e nutrientes importantes para o corpo, os ovos são considerados, em determinadas quantidades, um alimento bastante saudável – e, quando crus, eles de fato têm concentrações um pouco maiores de substâncias que fazem bem à saúde. Esta diferença, no entanto, é mínima, e especialistas afirmam que não é algo expressivo o suficiente para arriscar desenvolver problemas relacionados ao hábito de comer ovo cru.

https://www.instagram.com/p/CcBAqI1rsss/

De acordo com informações da nutricionista Beth Czerwony inclusas em um artigo da Cleveland Clinic, não há perda expressiva de nutrientes no cozimento dos ovos, então comê-los em qualquer tipo de preparação (mexidos, fritos, cozidos, poché, etc) traz praticamente os mesmos benefícios do que consumi-los crus – fora o fato de que, para muita gente, a textura do ovo cru pode ser extremamente desagradável.

Além de ovos não perderem seu valor nutricional durante o cozimento, a ciência aponta ainda que, cozidos, eles podem ser uma melhor fonte de proteína (e, consequentemente, um “combustível” melhor para quem tem o objetivo de ganhar músculos). De acordo com um estudo publicado no periódico “ The Journal of Nutrition” em 1998, a disponibilidade de proteínas no ovo é de 91% quando ele está cozido e de apenas 50% quando cru, algo que está ligado a mudanças estruturais nas moléculas do alimento, tornando sua digestão mais proveitosa.

Comer ovo cru é perigoso?

-
Biserka Stojanovic/Getty Images/iStockphoto

Conforme afirmam o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (o CDC) e inúmeras instituições de saúde em todo o mundo, comer ovos crus ou malcozidos (com a gema mole) não é a melhor das ideias levando em consideração a possibilidade de eles conterem Salmonella. Esta bactéria, que pode contaminar as cascas dos ovos quando eles têm contato com fezes de aves ou até durante a própria formação do ovo, antes dele ser liberado, causa uma infecção marcada por diarreia, febre e cólicas – e, apesar de a maioria das pessoas se recuperarem, é possível que a Salmonella leve a óbito.

Saúde e alimentação