Correr mais ou mais rápido? Descubra o jeito que queima o maior número de calorias

por | jun 30, 2016 | Alimentação

O truque para queimar mais calorias está em correr menos revelou estudo desenvolvido pela Universidade do Sul da Flórida (EUA). De acordo com os pesquisadores, correr menos, porém mais rápido, queima mais gordura. Explosões de 30, 60 ou 120 segundos queimam o mesmo número de calorias. Parece surpreendente, mas o segredo está no impulso da largada: quanto menor a duração do esforço, mais intensamente é possível correr.

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A Universidade do Sul da Flórida(EUA) descobriu que sprints de 30, 60 ou 120 segundos queimam o mesmo número de calorias porque o segredo estaria na velocidade: quanto menor a duração do esforço, mais intensamente é possível correr.

Tiros curtos e intensos aceleram o metabolismo fazendo o corpo queimar calorias e gordura mesmo durante horas depois. A dica para quem gosta de correr é simples: corra pouco, mas o mais rápido que puder. A mesma lógica vale para outros aeróbicos, como bicicleta e elíptico.

Dicas para correr mais rápido

– Não aumente volume (tempo ou quilometragem de corrida) e intensidade (velocidade ou aceleração) simultaneamente sem que antes você tenha uma boa base de treino com uma duração mínima de, pelo menos, seis semanas;

– Com o fortalecimento dos músculos do core, quadríceps e membros superiores, você melhora a postura e diminui o risco de lesão. Pratique pranchas em posição de flexão de braços, mas com os antebraços apoiados no chão, em vez das mãos. Também aposte em  agachamentos para fortalecer os membros inferiores e estabilizar os músculos do core;

– Faça um treino cardiovascular (que não seja corrida) uma ou duas vezes por semana. Pedalar na bicicleta ergométrica ou ao ar livre é uma boa escolha. Nadar ou remar também são atividades que envolvem o corpo todo e mantêm a frequência cardíaca elevada;

– No final de um treino, veja se encontram uma rampa, ou um trecho curto, mas mais íngreme. Corra intensamente por esse percurso acima e faça entre seis e 10 repetições. Este é um exercício simples e que nos toma muito pouco tempo e tem as explosões de impulso que beneficiam a forma física.

A seguir, veja sugestões de exercícios para fazer em casa:
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