“Truque” para diminuir índice glicêmico de carboidratos simples

Você só precisa de um passo extra na hora de preparar os alimentos

Picos de insulina são apontados como o detalhe mais importante que você deve acompanhar – seja para emagrecer ou para se manter saudável. Isso porque, ao ser liberada, a insulina tende a impedir a queima de gordura. Além disso, assim como o pico, sua queda também é muito rápida, o que desencadeia uma necessidade de comer algo novamente pouco depois e o desejo por doces.

Por isso, nada como saber controlar tais picos. Uma das maneiras, por exemplo, é diminuir o índice glicêmico dos alimentos, mesmo de carboidratos simples. Saiba como fazer.

Como diminuir o índice glicêmico dos alimentos?

Carboidratos simples. (Crédito: freepik/freepik)

A geladeira e o congelador podem ser grandes aliados da sua dieta. Isso porque, ao resfriar ou congelar um alimento com alto índice glicêmico, você diminui essa taxa em até 50%. Ou seja, tudo o que você precisa é não comer o alimento fresco.

Entre os itens que podem ser beneficiados com esse truque está o arroz, o macarrão, os pães e até a aveia. Segundo Dr. Karan Rajan, embora pareça mágica, isso acontece devido a um processo químico que transforma a maior parte do carboidrato resistente à digestão, fazendo com que o corpo não o absorva.

Além disso, esse carboidrato ajuda a alimentar a flora intestinal, servindo também para uma melhora na digestão. Há, inclusive, indícios de que esse passo ajuda a diminuir os riscos de câncer de cólon.

Alimentação saudável