Beber uma cervejinha por dia pode melhorar a saúde intestinal: estudo

Beber uma cerveja por dia, com ou sem álcool, pode melhorar a microbiota intestinal (conjunto de microrganismos que povoam o trato gastrointestinal) e, consequentemente, reduzir o risco para algumas doenças, aponta um pequeno estudo publicado no periódico Journal of Agricultural and Food Chemistry.

A pesquisa, divulgada no dia 15 de junho de 2022, afirma que a explicação para maior diversidade das bactérias intestinais está nos compostos presentes na bebida, como polifenóis, e nos microrganismos da fermentação.

Como a cerveja interfere na saúde do intestino

Para entender o efeito da cerveja na diversidade de bactérias intestinais, pesquisadores da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, pediram a 22 homens adultos saudáveis que consumissem 325 ml da bebida alcoólica ou não alcoólica todos os dias, durante quatro semanas.

Amostras de sangue e fezes foram coletadas antes e depois do período de intervenção e os resultados mostraram que beber cerveja diariamente por um mês aumentou nos participantes a diversidade da microbiota intestinal, que tem sido associada a resultados positivos para a saúde.

Ainda de acordo com o trabalho científico, a ingestão da bebida não aumentou o peso ou a massa de gordura corporal e não alterou significativamente os biomarcadores cardiometabólicos.

Mas antes de comemorar, os apreciadores de cerveja devem saber que os próprios pesquisadores dizem que mais estudos envolvendo um número maior de participantes são necessários para apoiar as descobertas.

Afinal, é sabido também que o consumo excessivo de álcool pode causar problemas hepáticos, alterações cardiovasculares e está relacionado a diversos tipos de cânceres.

Ciência e saúde