Metabolismo mais lento e alterações hormonais experimentados por mulheres a partir dos 40 anos são alguns dos principais fatores que dificultam a perda de peso e a definição de músculos a partir da idade. Mas truques simples na rotina de exercício podem fazer grande diferença no processo.
Como emagrecer depois dos 40 anos
O processo de ganho e reparação muscular realmente ocorre de forma mais lenta após os 40 anos. Para driblar o problema, o ideal é ajustar sua rotina de atividades físicas trabalhando certos grupos musculares em determinados dias.
Se você, por exemplo, treina entre quatro e cinco vezes por semana, tire um dia para fazer exercícios para a parte inferior do corpo, outros dois dias para braços e um dia de cardio estacionário, de acordo com seus objetivos e orientações de seu instrutor.
O truque simples de variar e intercalar as atividades em treinos estruturados permite que os músculos ganhem tempo extra de recuperação sem a necessidade de reduzir o tempo ou os resultados na academia.
Outra medida essencial é realizar exames para verificar como estão seus hormônios. A proximidade da menopausa provoca ganho de peso, mas é sabido que exercícios de resistência podem ajudar no emagrecimento ao regularizar os níveis hormonais.
Em alguns casos, porém, além dos baixos níveis de estrogênio que contribuem para o aumento de peso, a deficiência na produção de testosterona pode dificultar a formação de músculos e o bom funcionamento do metabolismo.
Se você já percebe os sinais da menopausa e da bagunça hormonal, procure um médico para buscar maior equilíbrio e, consequentemente, garantir melhores resultados nos exercícios físicos.
Dicas para emagrecer e definir com exercícios
- 5 melhores exercícios para fazer na praia e queimar muito
- Como escolher a academia certa: 7 fatores a considerar antes de se matricular
- 12 exercícios melhores do que abdominais para a barriga