Médicos levam em consideração a individualidade de cada paciente para avaliar o quadro
Mais do que nunca, sabemos que a saúde intestinal e de extrema importância para o bom funcionamento do nosso corpo. Além disso, o intestino é conhecido como “segundo cérebro”, tamanha sua importância. Por isso, muitas dúvidas surgem a respeito desse órgão.
Afinal, será que é mesmo necessário ir ao banheiro todos os dias? Entenda abaixo se você deveria se preocupar com isso.
É mais saudável ir ao banheiro todos os dias?

“Há muita confusão sobre o que é ou não normal em relação ao funcionamento dos intestinos e, por conta disso, vejo muitas pessoas culpando seus intestinos injustamente. Isso também faz com que usem medicamentos para gases, laxantes, analgésicos e antiespasmódicos de forma inadequada”, afirma o especialista em cirurgia do aparelho digestivo, Dr. Paulo Jaziel Pittelli.
Segundo o médico, há um consenso entre os médicos de que há uma faixa de normalidade entre normal evacuar de três vezes por dia até três vezes por semana. Isso porque cada indivíduo é único e o mesmo vale para o funcionamento do seu organismo. “Mas devemos nos preocupar se existir uma nítida alteração do hábito intestinal que se torne permanente, ou seja, seu intestino funcionava de uma maneira e agora está bem mais lento ou mais acelerado”, destaca.
Além disso, é importante levar em consideração o tempo que você leva para evacuar. “A constipação também pode ser entendida como a dificuldade de exonerar as fezes, necessidade de muita força para que isso aconteça ou de ficar com a sensação de que as fezes não foram eliminadas completamente.”
Mais comum em mulheres e idosos, a constipação atinge 20% da população e pode acontecer por diversos fatores como: alimentação, hormônios, qualidade de vida, medicamentos e doenças, por exemplo.
Por isso, o médico reforça a necessidade de respeitar a vontade de ir ao banheiro. Isso porque, ao inibir esse desejo, é comum que você possa sofrer depois para conseguir ir. Já em casos de dificuldade, a dica é não fazer força e nem passar muito tempo no banheiro, podendo causar uma hemorroida.