Mais importante para o emagrecimento do que estabelecer um dia específico da semana para iniciar uma dieta é realizar mudanças graduais no estilo de vida.
Pelo menos é o que garante um artigo publicado na sessão de saúde do site da renomada Universidade de Harvard, que diz que a adaptação aos poucos do cardápio e atividades físicas é mais eficaz do que começar de uma vez em um único dia.
Dicas de Harvard para conseguir perder peso
De acordo com Heidi Godman, autora do artigo, o primeiro passo é se focar em um objetivo amplo, como, por exemplo, reduzir seu peso corporal em 5% a 10% em seis meses. Em seguida, crie metas mais simples e práticas para serem seguidas no dia a dia. Confira exemplos:

- Faça seu próprio jantar três vezes por semana. Quando você cozinha, pode controlar o tamanho das porções e os ingredientes escolhidos para as preparações.
- Para economizar tempo, dinheiro e calorias, aproveite as sobras da janta para servir de almoço no dia seguinte. Ou seja, você estará comendo algo saudável em mais uma refeição, sem esforços.

- Adicione dois alimentos saudáveis à sua lista de compras e substitua o refrigerante e o suco industrializado por água, que ajuda a perder 2,5% do peso corporal em apenas seis meses.
- Se você só consegue fazer suas refeições fora de casa, fuja do fast-food tradicional e procure por opções mais leves, atualmente cada vez mais fáceis de serem encontradas em cardápios de restaurantes e lanchonetes.
Segundo a autora, o principal é não ter pressa e entender que o processo de emagrecimento deve ser lento e gradual para ser saudável e sustentável. Ela ainda complementa que combinar uma dieta balanceada com prática de exercícios aumenta as chances de sucesso.
Dieta e alimentação saudável
- Quanto de carboidrato, gordura e proteína você deve consumir ao dia
- Nutricionista desvenda um dos maiores mitos: massa à noite não engorda
- Linhaça é remédio contra prisão de ventre e ainda desincha corpo