A vontade quase compulsiva de chupar e mastigar cubos de gelo mesmo nos dias mais frios pode ser um sintoma muitas vezes ignorado de uma doença silenciosa provocada pela deficiência de ferro no organismo: a anemia.
Vontade de mastigar gelo pode ser sintoma de anemia
Pessoas que sofrem de carência de ferro, como os pacientes com anemia, podem experimentar grande desejo e prazer em mastigar gelo, já que o hábito alivia pequenas inflamações na boca, causadas pela carência do mineral. Além do gelo, é possível ainda ter vontade de mastigar outras substâncias incomuns, como terra, giz ou macarrão cru, por exemplo.

A anemia é mais comum entre crianças com menos de três anos, gestantes e mulheres na menopausa, mas também pode afetar pessoas de qualquer idade.
O ferro é um mineral essencial para a produção de glóbulos vermelhos, que ajudam a armazenar e transportar oxigênio no sangue. A ausência do mineral pode provocar a anemia, cujos sintomas mais comuns são:
- Cansaço excessivo
- Tonturas e possíveis desmaios
- Dificuldade de respiração
- Aceleração dos batimentos cardíacos
- Palidez nas faces
- Dores de cabeça
- Irritabilidade
- Queda de cabelos
- Enfraquecimento das unhas
- Falta de atenção e concentração

O tratamento mais comum para combater a anemia ainda é feito com a suplementação de ferro para aumentar os baixos níveis no corpo. É possível também aumentar a quantidade de ferro através de uma dieta rica em alimentos que são fontes do mineral, como vegetais de folhas verdes escuras, arroz integral, ovos, carne vermelha, peixe, frutas secas e leguminosas.
Sintomas e significados
- Unhas amarelas podem indicar diabetes, psoríase e outras 3 condições
- Sentir sono exagerado pode indicar que você está bebendo pouca água
- Não é normal sentir esses 9 sintomas após o sexo, pois indicam problemas