A limpeza inadequada da vagina após o xixi pode favorecer a proliferação de fungos e bactérias que, além de provocar coceiras, irritações e corrimento, ainda podem abrir portas para micro-organismos causadores de infecções e doenças.
Se durante a infância você não recebeu orientações corretas de como secar a região íntima depois de urinar, é bem possível que, até hoje, mesmo sem saber, esteja se limpando do jeito errado.

Como secar a vagina corretamente após urinar
Na hora de secar a vagina após o xixi, preste atenção o movimento que realiza. A maneira correta é passar o papel de frente para trás, ou seja, partindo da região vaginal para o ânus. Isso evita que as bactérias da flora anal entrem em contato com a vagina e causem infecções.

Além disso, a maioria das mulheres não toma o cuidado de, após urinar, secar a região em torno do clitóris. A urina e as secreções vaginais podem se acumular nessa área, causando desconfortos e odores ruins.
A vagina é muito frágil e delicada, portanto, evite ainda usar lenços umedecidos perfumados, esponjas ou mesmo cotonetes para limpar a região, já que os métodos podem modificar o pH natural da área íntima e provocar pequenos ferimentos e traumatismos que resultariam em infecções.
Cuidados com a região íntima
- Corrimento vaginal pode ter 16 causas diferentes: conheça todas
- Muitas mulheres têm herpes genital e não sabem: 8 sinais para desconfiar
- Sua calcinha é muito mais suja do que você imagina: veja jeito certo de lavar