Ylang ylang: benefícios e como usar

por | mar 18, 2014 | Saúde

Originária do continente asiático, o ylang ylang é uma árvore já bastante utilizada pela indústria cosmética como ingrediente para perfumes. Entretanto, a planta é interessante também por suas propriedades terapêuticas que incluem, entre outras, sua ação antidepressiva, anti-espasmódica e calmante.

Leia também:
Benefícios do óleo de vetiver
B
enefícios da verbena
B
enefícios do óleo de benjoin

O óleo essencial do ylang ylang é utilizado em massagens para para relaxar, aliviar o stress e a ansiedade e estimular a circulação sanguínea. Na aromaterapia, o produto é utilizado para estabilizar e diminuir a pressão arterial. Para quem quer cuidar da saúde dos cabelos, o óleo é um item indispensável para os dias na praia, já que protege os fios da água do mar.

Como usar

Banho

O efeito relaxante tanto físico quanto mental oferecido pelo ylang ylang pode ser aproveitado durante o banho. Para isso, dilua 5 gotas do óleo de planta em leite ou em outro óleo vegetal de sua preferência e, antes do banho, coloque a mistura em uma banheira.

Inalação

Na aromaterapia, o óleo do ylang ylang é utilizado também como afrodisíaco natural e sedativo. Para isso, pingue, com um conta-gotas, entre 3 e 5 gostas do óleo em um recipiende com água quente. Em seguida, inale o vapor por alguns minutos.