A vitamina A é um dos micronutrientes que agem em diversas áreas do organismo – da fase fetal à vida adulta. Nos alimentos de origem animal, é encontrada sob a forma de retinoide, e nos vegetais, de carotenoides – substâncias que são convertidas em vitamina A pelo corpo.
Leia também:
Alimentos antioxidantes mantém a saúde, a beleza e a juventude
Frutas que contêm vitamina C: 5 melhores
Deficiência em vitamina D: entenda o problema
Benefícios da vitamina A
Saúde dos olhos
Essa vitamina ajuda a proteger a córnea – área que concentra e transmite a luz que chega ao olho – de degenerações e a insuficiência desse nutriente no organismo pode causar dificuldade de enxergar em locais pouco iluminação, além de causar alterações na estrutura ocular.
Crescimento
Fundamental para a proliferação e divisão celular – fenômeno que faz com que o organismo cresça -, a vitamina A também age na formação do hormônio do crescimento (GH).
Previne doenças infecciosas
Como a vitamina mantém as células das mucosas mais resistentes, ela ajuda também a defender o corpo contra infecções, já que paredes que revestem os aparelhos digestivo, urinário e respiratório são a primeira barreira de defesa do organismo contra a proliferação de microrganismos nocivos.
Antioxidante
Com efeito altamente antioxidante, a vitamina A inibe a ação de radicais livres, que são nocivos às células e estão associados ao desenvolvimento de doenças como câncer, catarata, arterioesclerose, entre outras.
Pele
A vitamina A é indispensável para manter a saúde das mucosas e da pele, além de agir na recuperação do epitélio cutâneo.
Alimentos ricos em vitamina A
- Couve
- Espinafre
- Cenoura
- Fígado
- Ovo
- Agrião
- Manga
- Damasco
- Mamão
- Tomate
- Batata doce
- Cereais fortificados
- Leite integral
- Abóbora