Vacina de Covid-19 para crianças de 3 a 5 anos foi aprovada, mas quando começa aplicação?

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso emergencial da Coronavac em crianças de 3 a 5 anos de idade, sem nenhuma restrição. No entanto, nem todos os estados vão aderir a imunização no momento. Veja qual é a previsão.

Quando Coronavac será aplicada em crianças de 3 a 5 anos?

A Coronavac foi aprovada para o uso emergencial em crianças na faixa etária dos 3 aos 5 anos de idade pela Anvisa. O cronograma vacinal, aprovado em uma reunião extraordinária, vai seguir o protocolo utilizado para as demais faixas etárias da população brasileira, ou seja, duas aplicações com intervalo de 28 dias entre as dosagens.

Meiruze Freitas, relatora da Anvisa, destacou que o uso extensivo do imunizante nacional em crianças de 3 a 17 anos na China e no Chile, e na faixa dos 6 aos 17 anos no Brasil não trouxe alertas de segurança aos órgãos de saúde.

Menina prestes a ser vacinada
Inside Creative House/iStock

Ela ressaltou também que no Brasil não existe nenhuma alternativa terapêutica para o público infantil para tratar ou prevenir a manifestação do coronavírus no organismo.

“Essa vacina atende aos critérios necessários de qualidade e segurança para o uso em crianças. Ainda que a eficácia seja limitada, os dados indicam que o uso da Coronavac pode ajudar na prevenção da doença de maneira agressiva e óbitos”, afirmou durante a reunião.

No entanto, mesmo com a aprovação do imunizante para a faixa etária, a vacinação em crianças de 3 a 5 anos não começará de imediato em todos os estados.

A solicitação para incluir a faixa etária na bula da vacina está em análise desde 11 de março, quando o Instituto Butantan fez o pedido à Anvisa. Agora, a fabricante da vacina aguarda que a Coronavac seja incorporada no Programa Nacional de Imunização.

O Ministério da Saúde afirmou ao Tá Saudável que “vai avaliar, junto à Câmara Técnica Assessora em Imunizações, o uso do imunizante nesta faixa etária”.

O estado de São Paulo vai esperar o aval do Ministério da Saúde para iniciar a campanha de vacinação em crianças de 3 a 5 anos de idade, mas ainda não há previsão de início.

Cientistas pesquisam novo manipulado contra Covid-19
Pedro Pardo/Getty Images

A Secretaria de Saúde do Estado afirmou que “aguarda que a Coronavac seja incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde para o público de 3 a 5 anos e, principalmente, que o governo federal encaminhe novas remessas de doses do imunizante para São Paulo para a ampliação da vacinação das crianças de 3 e 4 anos”.

A decisão nos demais estados deve seguir a mesma tendência e aguardar o aval do Ministério da Saúde para iniciar a vacinação da faixa etária em questão.

Na cidade do Rio de Janeiro, no entanto, segundo anúncio do prefeito Eduardo Paes em suas redes sociais, a vacinação começa sem esse aval a partir da próxima sexta-feira (15).

Vacinação infantil

EUA aprova uso de duas vacinas contra Covid-19 em crianças a partir dos 6 meses de idade
Queda na vacinação contra polio e sarampo gera preocupação: doenças erradicadas podem voltar