Um grupo de cientistas da Universidade Federal de Goiás (UFG) criou um teste rápido para detecção da varíola dos macacos. Com ela, é possível identificar o quadro da doença ainda no início.
Teste rápido de varíola dos macacos é de baixo custo
O teste foi desenvolvido pelos cientistas do Instituto de Química da UFG com insumos 100% nacionais e por conta disso o custo para o reagente gira em torno de R$ 3,00.
O “Lamp”, como foi batizado, foi detectado DNA do vírus ampliando o material genético do Monkeypox, similar ao teste de Covid-19. A solução muda de cor caso entre em contato com o material genético do vírus.
Segundo a instituição, o teste é feito em aproximadamente 40 minutos, com equipamentos simples de laboratório.
A professora Gabriela Duarte, que é, também, a coordenadora da pesquisa, afirmou que a amostra mais recomendada para realizar o exame é o líquido presente nas pústulas que surgem na pele. É possível encontrar o vírus da varíola dos macacos em outros fluidos corporais como sangue, urina e esperma, mas em menores quantidades.
O exame detecta a presença do vírus ainda no início da doença, facilitando o diagnóstico. O invento passa agora pela etapa de validação, feita com comparações com testes de PCR por meio de um grande número de amostras.
Sintomas de varíola dos macacos
Varíola dos macacos pode matar? Como cura? Veja as respostas para dúvidas comuns
Novo estudo amplia sintomas associados à varíola dos macacos em homens
Sintomas da varíola dos macacos: erupção cutânea e mais sinais da doença para reconhecer