É raro encontrar uma pessoa que nunca tenha, em algum momento da vida, sofrido com um torcicolo. Um movimento brusco, má postura ou posição ruim na hora de dormir são algumas das principais causas desse incômodo. “O torcicolo causa uma limitação do movimento; os músculos entram em espasmo provocando a diminuição dos movimentos voluntários da coluna e causando dores que podem migrar para toda a musculatura dorsal”, explica o fisioterapeuta Dr. Helder Montenegro, especialista em coluna vertebral e presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC).
Leia também:
Como evitar dores nas costas: estresse e vida agitada são vilões
Exercícios para dor na coluna que você pode fazer no trabalho
Como manter a postura correta
Além das causas mais comuns, o torcicolo pode ser também de origem congênita e traumática. “Algumas doenças que afetam os discos da coluna, como bicos de papagaio e formações ósseas anormais, pode fazer com que o pescoço apresente uma rigidez, fazendo com que a região fique dolorida”, ressalta.
Como tratar
O tratamento do torcicolo vai depender da causa das dores. Nos casos mais recorrentes de torcicolo, causados por alguma movimentação súbita ou postura ruim, recomenda-se que a pessoa fique de repouso durante as primeiras 24 horas. “As técnicas manuais de inibição muscular são usadas nas primeiras sessões com a finalidade de promover analgesia e relaxamento muscular. Contudo, já nos casos de torcicolo adquiridos no nascimento a recomendação é que o tratamento seja feito com alongamento muscular e medidas analgésicas”, explica.
O especialista ressalta também que se os sintomas persistirem por mais de 24 horas a principal recomendação é procurar um ortopedista e um fisioterapeuta antes de realizar qualquer tratamento. “Quando há perda de força ou formigamento no braço, por exemplo, dores de cabeça e aparecimento de febre, é imprescindível buscar ajuda de um médico”, afirma.
Como evitar
O profissional lista também algumas dicas importantes para prevenir as dores do torcicolo.
- Evite assistir televisão deitado;
- Evite travesseiros altos;
- Ao atender ao telefone, procure não segurar o aparelho com o ombro;
- Organize sua mesa de trabalho, deixe os objetos mais utilizados em sua frente para evitar que você gire a cabeça com frequência;
- Procure não ficar deitado de bruços na cama por muito tempo;
- Tente dormir em posição lateral, com o travesseiro em uma altura em que a cabeça fique reta.