O timoma é um tumor em uma glândula que fica entre os pulmões, e a descoberta de dona Yara reforça a importância de manter os exames em dia
Desde janeiro de 2024, Thelma Assis, médica e vencedora do BBB20, está vivendo uma jornada tensa de saúde com a mãe. Isso porque, no início do ano, dona Yara descobriu um tipo raro de câncer – tudo em meio a um mero exame de rotina, algo que exalta a importância de check-ups periódicos. Entenda o caso abaixo:
Mãe de Thelminha descobriu timoma, câncer no timo, por acaso
Em junho de 2024, Thelma Assis, mais conhecida como Thelminha, usou as redes sociais para contar que a mãe, Yara, teve um diagnóstico de câncer raro. A mãe da ex-BBB tem um timoma – ou seja, um tumor no timo, glândula localizada atrás do esterno, entre os dois pulmões.
Segundo Thelminha, que também é médica, o diagnóstico foi uma surpresa devido à ausência de sintomas. O câncer de dona Yara foi descoberto em meio a exames de rotina no coração. “A gente vai procurar uma coisa e acaba achando outra. O coração dela estava ok, mas ela tinha um tumor exatamente no meio do peito, do tamanho de um limão”, contou.
Conforme contou a médica e vencedora do BBB20, médicos explicaram que o timoma de dona Yara continuaria crescendo. “Ele ia continuar aumentando até dar algum sintoma e, talvez, nesse momento, já poderia ser tarde demais. Ele precisava ser tirado o quanto antes por uma cirurgia”, declarou Thelminha na época que revelou o câncer da mãe.
Timoma: o que é, sintomas e mais
O timo é uma glândula que fica na parte da frente do corpo, na região do peito. Essa glândula é importante para o sistema imunológico e, em geral, é maior durante a infância, sendo gradualmente substituído por tecido gorduroso com o passar dos anos. Na vida adulta, o normal é que o timo seja um órgão residual, sem tanta função – e, assim como qualquer órgão, ele pode ser afetado pelo câncer.
O câncer acontece quando, devido a mutações genéticas (herdadas ou provocadas por uma combinação de fatores), células começam a se multiplicar desordenadamente, com funções inadequadas. Assim, elas dão origem a um tumor que, quando maligno, tem a capacidade de invadir estruturas próximas.
O timoma é um câncer raro e, apesar de poder gerar metástases (outros focos da doença) o crescimento dele tende a ser lento. Segundo informações da Mayo Clinic, timomas afetam 5 a cada 1 milhão de pessoas.
Sintomas de tumor no timo
Timomas nem sempre causam sintomas. Em muitos casos, os sinais da doença só aparecem quando o tumor está muito grande, fazendo pressão em outras estruturas do corpo. Em alguns casos, no entanto, o paciente pode ter algo chamado de miastenia grave, fraqueza muscular generalizada.
Essa fraqueza muscular inclui, por exemplo, a musculatura dos olhos, causando alterações visuais. Isso acontece devido a uma substância que o tumor no timo pode produzir.
Além disso, os sintomas de timoma podem incluir:
- Tosse persistente;
- Dor no peito;
- Falta de ar;
- Inchaço no rosto;
- Inchaço no pescoço;
- Dificuldade para engolir;
- Rouquidão.
Tratamento para timoma
O tratamento para um tumor no timo depende do estadiamento da doença – ou seja, em qual grau de desenvolvimento ele está no momento do diagnóstico. Em geral, quando ele é bem localizado, a principal forma de tratá-lo é retirando o tumor cirurgicamente. Além disso, às vezes é necessário completar o tratamento com radioterapia.
Quando o tumor é muito grande, pode ser necessário fazer quimioterapia antes da cirurgia para reduzir o tamanho do tumor. Quando ele atingir um tamanho menor, pode se fazer a operação.
Causas do timoma
Nem sempre existe uma causa específica para o timoma, mas 40% dos casos têm relação com uma condição chamada de síndrome paraneoplásica. Na maior parte dos casos, no entanto, não há causas determinadas para a doença.