Testosterona potencializa malhação, mas aumenta pelos e engorda

por | jun 30, 2016 | Saúde

A testosterona é um hormônio anabólico que promove  aumento de massa magra, hipertrofia muscular e aumento de força. Por isso, apesar de ser um hormônio tipicamente masculino, também tem sido muito procurada pelas mulheres na busca pelo corpo perfeito. Mas seu uso pode causar sérios danos, como problemas cardiovasculares, infertilidade e câncer. “O uso de suplementos com testosterona realmente ajuda a  melhorar o desempenho na malhação. Porém, não há no momento nenhuma orientação ou recomendação das sociedades médicas regulamentando o uso desses suplementos para essa finalidade”, explica o endocrinologista Pedro Assed, membro da SBEM.

Leia também:

Carboidratos e proteínas ajudam a ganhar massa magra

Suplementos para ganhar massa muscular ajudam a emagrecer

Saiba o que comer antes e depois da academia

Indicações da testosterona

As indicações da  testosterona para mulheres, de acordo com o médico, são muito específicas: quando há queixa de diminuição de libido, portadoras de SIDA/HIV com escassez de massa magra e caquexia, pacientes com queimaduras (principalmente elétricas) extensas onde há perda de musculatura ou em casos específicos como idosas com hipotonia muscular e diminuição de musculatura, para evitar fraturas por quedas.

Suplemento só deve ser consumido com orientação médica (Crédito: Thinkstock)

No Brasil, segundo o Sistema de Acompanhamento de Mercado de Medicamentos (Sammed), a partir de dados dos Relatórios de Comercialização encaminhados anualmente pelos laboratórios fabricantes e divulgados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vendas de  medicamentos que contêm  testosteronacomo princípio ativo (injetável ou cápsula gelatinosa) aumentaram 55% entre 2004 e 2012, sem contar os manipulados.

Efeitos colaterais

Mesmo com a venda controlada, nada impede que uma fórmula com a substância seja manipulada, bastando para isso a receita médica comum. Mas o uso inadequado ou excessivo é arriscado e faz com que as mulheres apresentem características masculinas, como queda de cabelo e  aumento de pelos no corpo. “A testosterona em mulheres pode ocasionar crescimento de pelos, aumento do clitóris, aumento exagerado de musculatura, acne, náuseas, retenção de líquidos, coceira,  ganho de peso, engrossamento da voz, suspensão da menstruação, aumento de agressividade, além de problemas no fígado que vão desde hepatite ao câncer”, alerta.

Ganho de peso é um dos efeitos colaterais da testosterona (Crédito: Thinkstock)

Por isso a orientação do endocrinologista é sempre buscar um profissional antes de começar a consumir suplementos de qualquer tipo. “Jamais faça uso de testosterona sem indicação e orientação médica. Sabemos que o ‘mercado negro’ oferece muitos desses medicamentos sem prescrição médica, mas isso é totalmente contra-indicado e pode trazer sérios problemas a saúde. Somente um médico poderá julgar se o tratamento proposto está sendo efetivo ou não”, diz.

Contraindicações do uso de testosterona

A reposição de testosterona é contraindicada especialmente para todas as mulheres que apresentam histórico ou presença de câncer de endométrio e câncer de mama.