A tanchagem é uma planta rasteira pertencente à família das plantagináceas. Conhecida também pelos nomes de carrajá e erva-de-ovelha, esse vegetal conta com propriedades interessantes úteis para o tratamento e amenização de alguns problemas comuns que afetam a saúde do organismo. Isso porque as folhas de tanchagem carregam uma combinação interessante de propriedades medicinais: adstringentes, anti-inflamatórias e cicatrizantes.
Leia também:
Gargarejo simples ajuda a eliminar dor de garganta
Desintoxicação natural: bocheco com óleos essenciais
Compressa para acne com chá de camomila
Gargarejo com tanchagem alivia dor de garganta
Graças à poderosa ação anti-inflamatória da tanchagem, a planta é um bom tratamento natural desinflamar a garganta e os gânglios. Além disso, ela ajuda a amenizar dores na boca e tratar aftas.
Como preparar
Despeje uma colher de chá de folhas de tanchagem em uma xícara de água fervente. Tampe e deixe descansar por 15 minutos. Quando a bebida estiver morna, coe e faça um gargarejo de 3 minutos. O procedimento pode se repetido até três vezes por dia.
Compressa para terçol
A tanchagem também pode ser uma boa alternativa caseira para combater terçol e outras pequenas irritações na pele, como picadas de inseto. A compressa feita com a planta desincha e alivia o incômodo.
Como preparar
Lave as folhas e, em seguida, macere bem e aplique sobre a pele até três vezes por dia.
Vale lembrar que, por conter pólen, a tanchagem pode desencadear algum tipo de alergia. Converse com seu médico antes de iniciar o tratamento.