A herpes-zóster é uma doença infecciosa que aparece quando o vírus varicela-zoster, o mesmo causador da catapora, é reativado no organismo. Um levantamento epidemiológico realizado por pesquisadores britânicos Estudos apontam que mais de 95% das pessoas, mesmo sem saber, são portadoras desse vírus, mas que o risco de desenvolver a condição ao longo da vida está entre 25% e 30%.
Sinais e sintomas de herpes-zóster
Entre os principais sintomas de herpes-zóster, também conhecida como cobreiro, estão:
- Dores
- Formigamento, agulhadas, adormecimento e pressão na área afetada
- Ardor e coceira locais
- Febre
- Dor de cabeça
- Mal-estar
- Erupção cutânea
Herpes-zóster: causas e tratamentos
A herpes-zóster aparece quando o vírus armazenado nos gânglios nervosos é reativado por causa da baixa imunidade. Essa reativação já não causa mais a catapora, mas sim o cobreiro.
Diabetes, HIV, câncer e uso de medicamentos que reduzem a imunidade podem aumentar as chances de uma pessoa desenvolver herpes-zóster. Além disso, a condição pode ser ativada por estresse excessivo, já que a condição também compromete o sistema imunológico.
O diagnóstico herpes-zóster ocorre por exame clínico, que avalia os sintomas e as lesões, e a lesão cutânea, de modo geral, regride sozinha, entre sete e dez dias, mesmo sem tratamento. Caso o médico avalie necessidade, o paciente poderá ser orientado a fazer uso de medicamentos tópicos e orais.