null: nullpx
distúrbio-Tasaudavel

Síndrome de Tourette: quadro de 'Cara de Sapato' pode causar tiques e palavrões impulsivos

Lutador foi diagnosticado na infância com a síndrome que causa tiques e falas involuntárias
Publicado 3 Fev 2023 – 11:18 AM EST | Atualizado 3 Fev 2023 – 11:18 AM EST
Compartilhar
Default image alt
Antônio "Cara de Sapato" tem Síndrome de Tourette Crédito: Paulo Belote/TV Globo

A participação de Antônio “Cara de Sapato” no “Big Brother Brasil 23” chamou atenção do público para um distúrbio pouco falado: a Síndrome de Tourette.

Durante uma conversa com alguns brothers no reality-show, o lutador revelou que foi diagnosticado com o distúrbio na infância, quando começou a apresentar os primeiros sintomas característicos do quadro.

Veja, a seguir, o que é a Síndrome de Tourette e quais sinais ela apresenta.

Síndrome de Tourette: o que é


De acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame (NINDS), dos Estados Unidos, a Síndrome de Tourette (ST) é um quadro que faz parte de um grupo de distúrbios do sistema nervoso em desenvolvimento, chamados “distúrbios de tiques”.

Com isso, os sinais apresentados costumam ser movimentos súbitos indesejados, descontrolados, rápidos e repetidos, ou então sons vocais que também acontecem de forma impulsiva.

“Os primeiros sintomas ocorrem geralmente entre os 5 e 10 anos de idade, normalmente na região da cabeça e pescoço. Estes podem progredir para os músculos do tronco, braços e pernas. Os tiques motores geralmente ocorrem antes do desenvolvimento dos tiques vocais”, explica o Instituto.

Segundo contou a equipe de Cara de Sapato ao site de notícias G1, os sintomas do lutador começaram aos nove anos de idade. De acordo com eles, “os sintomas vão aos poucos se amenizando e diminuindo no decorrer da vida adulta", informação que também é confirmada pelo NINDS.

“A maioria das pessoas com ST experimenta seus piores sintomas de tique no início da adolescência, mas eles geralmente diminuem e se tornam controlados no final da adolescência até o início dos 20 anos. Para algumas pessoas, a ST pode ser uma condição crônica com sintomas que duram até a idade adulta”, afirma a instituição.

Sintomas da Síndrome de Tourette

Os sintomas da ST podem variar entre simples e complexos, de muito leves a graves.

Os tiques simples, físicos e vocais, podem incluir:


  • Piscar os olhos e outros movimentos oculares;
  • Fazer caretas;
  • Encolher os ombros;
  • Sacudir a cabeça ou o ombro;
  • Limpar a garganta repetidamente;
  • Latir ou grunhir.

O tiques complexos, por sua vez, são divididos em três grupos:

  • Coprolalia: a pessoa fala palavras obscenas de forma incontrolável;
  • Copropraxia: a pessoa tem compulsão em fazer gestos obscenos;
  • Piromania: compulsão por colocar fogo nas coisas.

Vale ressaltar, ainda, que os sintomas podem piorar em situações de agitação ou ansiedade, e melhorar durante atividades que deixem a pessoa calma e focada.

Tratamento e cura do distúrbio

Embora não exista cura para a ST, é possível controlar os sintomas com ajuda de alguns medicamentos que bloqueiam a dopamina, de acordo com informações do Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame.

Além disso, tratamentos comportamentais, como treinamento de conscientização e treinamento de resposta competitiva, podem ser usados para reduzir os tiques, associados também à psicoterapia, que ajuda os pacientes a lidar com o distúrbio e com os problemas ou condições que o acompanham, incluindo TDAH, depressão, ansiedade e TOC.


Saúde dos famosos

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse