Sinais de que seu travesseiro está prejudicando seu pescoço e coluna

por | dez 20, 2016 | Saúde

Você certamente sente no corpo e na mente os efeitos de uma rotina de sono comprometido, caracterizados por dores no corpo, cansaço, falta de concentração e até mesmo ganho de peso. E dormir bem só é possível quando o ambiente é favorável, ou seja, o quarto escuro, silencioso, cama aconchegante e, claro, travesseiro confortável.

Especialistas recomendam que a troca do travesseiro seja feita a cada 18 ou 24 meses, mas quase ninguém respeita o conselho e só se dá conta de que o objeto está prejudicando a saúde quando os incômodos começam a aparecer. Aprenda a identificar os sinais de que seu travesseiro está afetando seu pescoço e coluna e como fazer a escolha ideal:

Como saber se meu travesseiro está velho?

iStock
  • Coloque o travesseiro sobre uma superfície plana e observe: se ele apresenta “caroços” ou ondulações incomuns, sinal de que ele precisa ser substituído.
  • Dobre o travesseiro ao meio e solte. Ele deve recuperar lentamente a sua forma normal, caso contrário, também exige uma troca.
  • Pressione o centro do travesseiro com a mão e solte. Se conseguir sentir a superfície sob as mãos ou se ele não retomar sua forma original, hora de comprar um novo.
  • Você frequentemente acorda e para reajustar seu travesseiro? Sinal claro de que ele não está promovendo o conforto necessário e precisa comprar um novo.
  • É preciso ainda descartar o travesseiro se ele apresentar forte odor, mofo ou bolor.

Como escolher o travesseiro certo?

Shutterstock

O travesseiro ideal pode variar de acordo com a posição em que a pessoa dorme. Se você dorme de barriga para baixo, dê preferência a um travesseiro fino, liso e que não tenha muito volume.

Se você dorme de barriga para cima, escolha um travesseiro macio que preenche o espaço entre a cama e seu pescoço. Quem dorme de lado, posição considerada ideal por especialistas, o melhor é usar um travesseiro mais volumoso, que dê mais apoio sob o pescoço. Travesseiros de látex são os melhores para dormir, já que os de penas são mais propensos a causar dor no pescoço.

Como melhorar a postura corporal