Sensibilidade nos dentes: causas e prevenção

por | jun 30, 2016 | Saúde

Cerca de 40% da população brasileira sofre com dentes sensíveis, uma condição que causa dores passageiras e agudas nos dentes. Por não ser um problema contínuo, muitas pessoas ignoram os sinais, privando-se do tratamento.

Leia também:

Saúde bucal: mitos e verdades

Clareamento dentário

Diferente das pastas, adesivos funcionam para clarear os dentes

Geralmente, o sintoma ocorre após a ingestão de alimentos ou bebidas geladas ou quentes, consumo de doces, inalação de ar frio ou durante a escovação e bochecho com água gelada.

Causas

A hipersensibilidade dentinária é desenvolvida devido a quatro fatores principais:

  • Cárie
  • Gengivite
  • Retração gengival (quando as raízes ficam expostas devido ao desgaste da gengiva)
  • Desgaste do esmalte dentário

O último é o mais comum. O que ocorre neste caso é a exposição da dentina, porção mais porosa do dente que fica por baixo do esmalte e possui terminações nervosas. Quando ela entra em contato com líquidos gelados ou quentes, doce e etc., os nervos reagem, provocando uma picada ou dor aguda.
Segundo a cirurgiã dentista Gisele Versannio, especialista em Periodontia e parceira da marca Sensodyne, os fatores que podem provocar o desgaste da dentina incluem escovação exagerada dos dentes (mais de três vezes ao dia), consumo de bebidas e comidas ácidas ou doces e clareamento dentário, feito tanto no consultório quanto em casa. “Em alguns casos específicos, as dores aparecem em mulheres grávidas, pessoas que costumam ranger os dentes ou em quem implantou aparelho ortodôntico”, afirma.

A escovação exagerada pode desgastar o esmalte do dente e provocar sensibilidade (Thinkstock)

Prevenção

Ao sinal da hipersensibilidade dentária, o paciente deve consultar um dentista, que irá investigar as causas do problema e apontar o tratamento mais apropriado. Muito frequentemente, é indicada a aplicação de flúor nas áreas expostas, que ajuda a fortalecer o esmalte do dente.

No entanto, algumas medidas simples podem ser tomadas em casa para evitar a condição ou mesmo aliviar o incômodo da sensibilidade.

  • Utilize uma escova de cerdas macias.
  • Não escove os dentes exageradamente e nem de forma muito abrasiva.
  • Use cremes dentais formulados para tratar a sensibilidade. “Eles despolarizam as terminações nervosas da dentina, evitando o retorno da sensibilidade”, explica a especialista.
  • Use cremes e enxaguantes bucais com flúor recomendados por seu dentista.

Confira outras orientações para manter a saúde bucal: