Atriz ícone dos anos 90 relata que começou a beber aos 7: “Não sei se teria sobrevivido sem”

por | maio 12, 2022 | Saúde

Bastante franca sobre os dramas pessoais que vive, a atriz norte-americana Selma Blair fez recentemente revelações chocantes sobre o alcoolismo com o qual conviveu desde muito nova. Segundo ela, tudo começou com o gosto por uma bebida típica da cultura judaica que as crianças da família também tinham o costume de tomar – e, apesar da situação ser dramática, a forma como ela relembrou o problema mostra o quão complexo o alcoolismo pode ser.

Selma Blair revela alcoolismo na infância

Prestes a lançar uma biografia, a atriz Selma Blair – famosa especialmente por ter estrelado o filme “Segundas Intenções” na década de 1990 – fez recentemente um desabafo dramático à revista “People”. Na ocasião, ela abordou o alcoolismo já muito mencionado durante a carreira, e relatou que, surpreendentemente, o problema não começou na fase adulta, mas sim na infância a partir de ansiedade e grande disponibilidade de certas bebidas em casa.

https://www.instagram.com/p/CPtEQr6rTho/

Conforme contou na biografia, que teve trechos revelados pelo veículo, o gosto por certas bebidas típicas da cultura judaica que podiam ser consumidas em pequenas doses por crianças durante ocasiões especiais já era algo conhecido por ela, mas foi se intensificando com o passar da infância. Na época, ela relacionou a sensação de estar bêbada com a presença de Deus – e, quando percebeu que tudo era causado pelo álcool em si, teve uma “revelação”.

“Eu pensei: ‘Bom, isso é uma enorme frustração, mas já que eu posso ter o calor de Deus em uma garrafa, agradeço a Deus por ter uma bem aqui’”, disse ela, relatando que ficou alcoolizada pela primeira vez aos sete anos e, no dia seguinte, não se lembrava como tinha ido até a cama da irmã, Katie, para dormir.

https://www.instagram.com/p/CORBEiLrXWF/

Segundo Selma, ela passou a tomar pequenos goles toda vez que se sentia ansiosa e, logo, já não ficava alcoolizada com tanta facilidade. Ao longo da adolescência, de acordo com ela, o hábito de beber se intensificou até que ela se tornasse “uma alcoólatra especialista, exemplar em esconder o segredo”. Hoje, ela está sóbria desde 2016 e, apesar de a situação ser dramática, ela relembrou tudo de forma a mostrar como o alcoolismo é um problema complexo.

“Eu não sei se teria sobrevivido à infância sem o alcoolismo. É por isso que ele é um problema tão grande para tanta gente. É realmente um conforto enorme, um alívio enorme no início. […] Comecei muito nova como um conforto, meu mecanismo de defesa”, declarou a atriz.

Alcoolismo e dependência química