Se seu xixi mudou de odor, pode ser sinal de pedras no rim

por | jul 31, 2019 | Saúde

Condição causada pela cristalização de sais minerais presentes na urina, o cálculo renal (ou pedras nos rins) é bastante comum, provoca dores intensas e, se não for corretamente tratado, pode levar a complicações mais sérias, como doenças cardiovasculares, insuficiência renal crônica, entre outras.

Além das dores, alterações na urina também podem indicar um pedras no rim. Uma mudança no cheiro do xixi, por exemplo, é considerada um sintoma comum do problema e não deve ser ignorado.

Urina com cheiro forte pode indicar pedras nos rins

Shutterstock

Se ao ir ao banheiro você perceber mudança significativa no cheiro da sua urina, procure um médico, já que um dos sinais de cálculo renal é odor muito forte e fora do comum do xixi, segundo informações da National Kidney Foundation.

É importante ainda ficar atento a uma possível presença de sangue na urina. A característica é comum em casos de cálculo renal, uma vez que resulta em arranhões ou irritações no órgão e na bexiga, provocados pelas pedras.

Vontade constante de urinar, mas com saída de apenas algumas gotas de xixi ao ir ao banheiro, e sensação de ardência ao urinar também pode indicar um quadro de pedras nos rins.

Como diminuir os riscos de ter pedras nos rins

shutterstock

O primeiro passo é manter uma boa hidratação do organismo. Beber bastante líquido ajudará a manter sua urina menos concentrada com produtos residuais, diminuindo assim as chances de sofrer com o problema.

Além do consumo regular de água, inclua no seu cardápio mais opções de frutas e verduras, que deixam a urina menos ácida, evitando a formação das pedras. Por fim, reduza o excesso de proteínas e sal em sua dieta, especialmente se já apresentou um quadro anterior de cálculo renal.

Pedras nos rins: cuidados com alimentação