https://www.instagram.com/p/BnJQ70onNe1/
Errar é algo completamente comum, mas, quando o erro de alguém ocorre ao vivo na televisão, a pessoa prontamente se torna alvo de julgamentos. Foi o que aconteceu com a repórter Bibiana Bolson, da ESPN Brasil, que, durante uma transmissão, disse uma informação de maneira equivocada – mas chamou atenção para algo muito importante ao se desculpar pela “gafe”.
Repórter usou erro para falar sobre distúrbio
Na transmissão, a repórter errou ao falar sobre a data de estreia do jogador Victor Luis no Palmeiras, e, nas redes sociais, foi corrigida. Após ser avisada sobre a informação incorreta, porém, ela agradeceu aos internautas atentos e revelou que, ao contrário do que muitos podem ter pensado, o erro não veio de falta de conhecimento ou estudo sobre o assunto.
https://www.instagram.com/p/BsOp0oJHgwG/
“Para quem não sabe – acho que nunca falei isso publicamente – eu tenho déficit de atenção, então quando estou muito ansiosa, isso fica bastante em evidência”, disse ela, afirmando que, ao contrário do que havia dito, Victor não estrearia naquele dia, e sim naquela temporada. “Às vezes por desatenção mesmo acaba acontecendo, um pouco de nervosismo, e é uma coisa que milhões de pessoas no Brasil enfrentam”, lembrou a repórter.
O trecho em que ela revela ter déficit de atenção foi então reproduzido por internautas no Twitter, e ela continuou a falar sobre o assunto usando a rede social. Ao compartilhar o vídeo de seu desabafo ao vivo, ela escreveu:
Obrigada por compartilhar aqui @eligarcia01. E valeu pelas mensagens de tanta gente que sabe como nossa rotina de TDAH é puxada. Me sinto bem aliviada por ter dividido isso com vcs 💜🤗 https://t.co/u3L7bPj7S8
— Bibiana Bolson (@bibianabolson) January 23, 2019
A partir disso, Bibiana passou a receber diversas mensagens que agradeciam o fato de ela ter abordado o assunto na televisão, e deu alguns conselhos para quem, assim como ela, sofre com esse distúrbio:
Carlos, obrigada… e fique tranquilo! Seja paciente, busque ajuda dos profissionais certos, leia bastante sobre métodos mais alternativos (meditação, esporte, ioga), que vai dar tudo certo. Prometo ❤️😘 https://t.co/4OeNSUj5uu
— Bibiana Bolson (@bibianabolson) January 23, 2019
É nosso dever também mostrar que somos pessoas normais. Com seus acertos, erros e problemas. Eu sei que a vida de TDAH não é fácil, ainda mais pq as pessoas acham que é “frescura”. https://t.co/aWhJs696Hs
— Bibiana Bolson (@bibianabolson) January 23, 2019
Amizade e acolhimento! Tu és demais, Amandinha 💜💜💜 https://t.co/9e5Cos13MN
— Bibiana Bolson (@bibianabolson) January 26, 2019
Transtorno de déficit de atenção (TDA): o que é?
Conforme explica a psicóloga Frinéa Souza Brandão, o TDA é um transtorno comportamental que pode, assim como relatado pela repórter, estar ligado a um distúrbio como a ansiedade. De acordo com ela, o principal sintoma que caracteriza o problema é a dificuldade em manter o foco da atenção – mas nem toda desatenção é culpa da TDA.
Segundo a especialista, o diagnóstico de TDA traz junto sintomas como inquietude constante, dificuldade em esperar que outras pessoas finalizem tarefas, problemas com horários e atração constante por estímulos externos (que, quando ausentes, fazem com que a pessoa crie estímulos internos que variam rapidamente).
Como o transtorno é caracterizado por um conjunto de sintomas – que, isolados, podem indicar outros problemas –, é preciso recorrer a um psicólogo clínico ou psiquiatra para que o diagnóstico seja feito da maneira correta.
Uma vez diagnosticada, a condição é tratada com medicamentos e psicoterapia; segundo a especialista, os sintomas tendem a diminuir a partir do momento em que a pessoa passa a entendê-los mais claramente.