Já ouvir falar em probióticos? Trata-se das bactérias naturais do organismo, que são responsáveis pela colonização do intestino e pelo equilíbrio da flora intestinal. Esses microrganismos têm ficado mais populares em função de uma série de estudos que apontaram sua ação no processo de emagrecimento e de controle do peso corporal.
Leia também:
Gordura visceral é perigosa para o coração e para o cérebro
Pó de guaraná contra obesidade
Beber água para emagrecer: como acelerar a perda de peso
Um dos probióticos que ajudam a perder peso é o lactobacillus gasseri. Um estudo realizado por pesquisadores japoneses mostrou redução considerável no índice de massa corporal (IMC) de pessoas que consumiram o probiótico durante doze semanas. “O lactobacillus gasseri está presente no organismo e também o leite materno. É indispensável ao corpo porque, além de atuar na manutenção do peso, equilibra o sistema imunológico”, explica o dermatologista com prática em oxidologia, Dr. Amilton Macedo.
Benefícios dos probióticos
Para quem sofre com obesidade, essa espécie de probiótico pode ser um bom aliado. Segundo o médico, pessoas obesas reconhecem menos a leptina, hormônio secretado pelo tecido adiposo que avisa ao cérebro sobre o estoque de gordura corporal. “Pacientes obesos ficam mais resistentes ao hormônio – quanto mais gordura possuem, menos sensível ficam aos sinais de que estão cheios”, ressalta o profissional.
Nesse sentido, a administração do lactobassilus gasseri impede o aumento da leptina – que, durante o processo de emagrecimento fica desequilibrada e envia estímulos que elevam a fome. Além disso, o probiótico ajuda também a reduzir os níveis de insulina no organismo. “O L. gasseri atua suprindo a subida da leptina e aumenta o GLUT4, um dos principais veículos de transporte da glicose nos músculos e no tecido adiposo. Assim, o nível de glicose diminui e, consequentemente, os níveis de insulina”, afirma.
Como consumir
Como o probiótico é um tipo de bactéria que já faz parte do organismo, não se trata de um remédio e a melhor forma de ingeri-lo é naturalmente, por meio da alimentação. Banana verde, alcachofra, cebola e alho são alguns dos alimentos ricos em probióticos.
Entretanto, o consumo pode ser feito por meio de cápsulas, que ajudam a reduzir e controlar o peso, além de atuarem na melhora do metabolismo. “A recomendação é de duas cápsulas por dia. Cada cápsula contém 100 mg de Lactobacillus gasseri (3 mil milhões de microrganismos) e o tratamento também auxilia pacientes intolerantes à lactose”, pontua o dermatologista.