Por que apostar na tão falada “alimentação funcional”? Andrea Santa Rosa explica

por | jun 30, 2016 | Saúde

Conquistar o corpo ideal é um sonho. Agora, imagine chegar lá com muita saúde. É isso que propomos com a alimentação funcional. Nossa preocupação vai além da simples contagem de calorias. Os alimentos funcionais são componentes da dieta que, além das funções nutricionais básicas, podem proporcionar um benefício para o organismo e desempenhar um papel na redução dos riscos de certas doenças e outras ocorrências.

Leia também:
Perder peso é diferente de emagrecer: entenda a razão e mude seus conceitos
Como desinchar e reduzir o sódio da dieta: dica da nutricionista das famosas
Faz mal beber os dois litros de água do dia todo pela manhã? Como consumir

Benefícios da alimentação funcional

Há distintos benefícios dos alimentos funcionais, que vão desde a atuação no controle do colesterol até a proteção contra o envelhecimento precoce. Na maioria das vezes, eles apresentam potente ação antioxidante, reduzindo a incidência de diversas doenças causadas pelos radicais livres. São ricos em fibras, vitamina C, licopeno e ômega 3, polifenóis, fibras, entre outros componentes que auxiliam na melhora do funcionamento do organismo e garantem benefícios à saúde.

Lista de alimentos funcionais

Como um bom exemplo de alimento funcional, podemos citar as pimentas. E olha quantos benefícios: além de vitaminas e minerais, como A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio, a pimenta do reino possui piperina e a pimenta malagueta possui capsaicina, que atuam como potente termogênico natural. Isso quer dizer que elas possuem efeito digestivo e, além disso, são capazes de estimular a cicatrização de feridas.

Já a canela tem sido fonte de estudos que mostram os pifenóis presentes nesta especiaria como um complemento viável para o controle da diabetes.

As fibras que encontramos nos vegetais e hortaliças têm o poder de melhorar o trânsito intestinal e aquelas encontradas na aveia eliminam excessos e gorduras presentes nos alimentos.  E suas funções não param por aí. São nutrientes que atuam na saúde da sua pele e, além de atenuar a inflamação causada por acne, por exemplo, tornam-se importantes aliados no tratamento. 

Medicamentos naturais

Podemos fazer destes componentes funcionais nossos medicamentos naturais, que vão agir de forma parecida aos fármacos, sem causar efeitos adversos à saúde e o melhor, garantindo a prevenção de doenças que podem ser desenvolvidas futuramente. Mas, para se beneficiar da funcionalidade destes alimentos, é necessário que o consumo seja de forma regular e associada a uma dieta equilibrada. Deve-se atentar também para a quantidade do componente funcional a ser ingerindo para garantir que de fato este possa trazer o resultado esperado.

Agora que você já sabe as maravilhas da alimentação funcional para a saúde, não se esqueça incluí-la no seu plano alimentar e garanta sua dose diária de saúde e qualidade de vida.Andréa Santa Rosa Garcia é nutricionista com foco em Nutrição Funcional, que tem como base não apenas a contagem de calorias, mas o que o corpo realmente precisa. Criadora do programa online Vida Funcional, Andrea é ainda membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Institute for Functional Medicine (EUA), além de ser pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, em Fisioterapia Clínica Funcional e Nutrição Ortomolecular.

Andréa Santa Rosa Garcia é nutricionista com foco em Nutrição Funcional, que tem como base não apenas a contagem de calorias, mas o que o corpo realmente precisa. Criadora do programa online Vida Funcional, Andrea é ainda membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Institute for Functional Medicine (EUA), além de ser pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, em Fisioterapia Clínica Funcional e Nutrição Ortomolecular.

Nutricionista de famosas como Juliana Paes, Cléo Pires, Sabrina Sato, Fiorella Mattheis e Angélica, Andrea é casada com o ator Márcio Garcia, com quem tem quatro filhos.