null: nullpx
COVID-19-Tasaudavel

Pfizer e BioNTech anunciam testes de vacina universal contra Covid-19: quando ela chega?

Novo manipulado das empresas parceiras pretende combater todas as principais variantes já conhecidas da doença
Publicado 30 Jun 2022 – 11:28 AM EDT | Atualizado 30 Jun 2022 – 11:31 AM EDT
Compartilhar
Default image alt
Cientistas pesquisam novo manipulado contra Covid-19 Crédito: Pedro Pardo/Getty Images

Em meio a mais um aumento de casos de Covid-19 pelo mundo mais de dois anos após o início da pandemia do novo coronavírus, a empresa BioNTech, parceira da Pfizer na produção das vacinas contra o vírus, divulgou uma novidade animadora. Diante do número crescente de novas variantes, as empresas pretendem lançar uma vacina universal para a Covid-19 - e ela já está em uma fase avançada de testes.

Pfizer e BioNTech anunciam testes com vacina universal para Covid-19


Recentemente, o biólogo Tedros Adhanom, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), comentou em uma coletiva de imprensa que, para frear de vez a pandemia, o ideal seria o desenvolvimento de uma vacina universal para Covid-19 - e, felizmente, isso está a caminho. De acordo com uma apresentação divulgada pela alemã BioNTech para o dia do investidor na última quarta-feira (29), este tipo de imunizante já vem sendo testado, e o objetivo é disponibilizá-lo nos próximos anos.


Apesar das vacinas existentes oferecerem certa proteção contra variantes do SARS-CoV-2, novas linhagens do vírus seguem surgindo, e os imunizantes atuais não são completamente eficazes. Com isso, as companhias vêm trabalhando tanto no aprimoramento de vacinas de células-T (células ligadas à proteção contra casos graves da doença) para oferecer proteção redobrada caso agentes infecciosos se tornem mais resistentes, quanto em imunizantes que devem oferecer proteção contra as principais variantes do coronavírus já documentadas.

Em testes iniciais, o manipulado deve começar a ser testado em humanos no segundo semestre deste ano, e se enquadra nos planos de lançamento das empresas para o futuro próximo.

Covid-19: Informações importantes

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse