As mulheres são as mais afetadas pelos tipos de calçados que causam dor nos pés. A descoberta é de uma pesquisa brasileira que analisou as queixas mais comuns e os tipos de sapatos utilizados durante a jornada de trabalho. Entenda:
Calçados que mais machucam os pés
A pesquisa “O trabalho e a relação com os pés, tornozelos e joelhos”, realizada pelo departamento de pesquisas Pés Sem Dor, avaliou 2940 pessoas com idades entre 20 a 69 anos e profissões variadas.
Quase metade (49%) da amostragem apresentou sobrepeso ou obesidade leve, que também colaboram com o incômodo periférico.
Sapatilha e tênis são os mais usados
Foi constatado que o sapato mais utilizado por mulheres é a sapatilha, que calça 31% dos pés. O tênis ficou em segundo lugar, seguido do salto baixo e do conforto feminino – modelo mais flexível.
Entre os homens, 26% preferem o tênis. Em ordem decrescente, os demais sapatos masculinos mais utilizados são o social, o conforto masculino e o sapatênis.
Dor nos pés e tipo de calçado
A pesquisa analisou as principais lesões que geram incômodo nos pés de acordo com o sapato utilizado. Veja:
Calos
Mais da metade das mulheres que participaram do estudo afirmaram sofrer com calos nos pés, contra apenas 30% dos homens. Ao todo 44% dos entrevistados relataram a lesão.
A diferença na incidência entre sexos é explicada pelo tipo de sapato que mais causa calos: majoritariamente, os modelos femininos são os mais danosos, especialmente os oxfords, saltos médio/alto e sapatilhas.
Bolhas
Metade dos entrevistados afirmou ter bolhas nos pés. Entre as mulheres, o problema foi registrado em 59,2% dos casos; já nos homens, a percentagem caiu para 32,09%.
As botas de trabalho de borracha ou PVC e os sapatos de bico de aço, usados em setores como construção civil e siderúrgico, são os principais causadores de bolhas nos pés.
Entre os sapatos casuais, os que provocam a lesão são chinelo, sapato social masculino, sapatilha e salto médio/alto.
Frieira
Um terço dos entrevistado revelou sofrer com frieira nos pés, condição causada pela proliferação excessiva de fungos, geralmente devido à umidade, ao calor ou à baixa imunidade.
O problema é mais frequente em homens, e os sapatos relacionados à condição são botas de segurança de borracha, PVC ou bico de aço.
Entre os calçados casuais, os que mais provocam frieiras são os fechados, como bota, mocassim, oxford, sapatênis, tênis e sapato terapêutico.
Inchaço
Ainda foi revelado que 84% das mulheres e 77% dos homens sentem pernas e pés inchados ao fim do dia.
O calçado relacionado à condição é o clog, modelo semelhante ao famoso Crocs. O estudo acredita que esse sapatos não causem inchaço, mas sejam uma opção mais confortável para quem já apresenta o edema, que é fruto de alterações circulatórias ou de acúmulo de líquido.
O problema ainda foi ligado ao uso de botas casuais e botas de segurança, especialmente por mulheres.
Unhas encravadas
Já a unha encravada afeta 37% das mulheres e 27% dos homens, o que equivale a 34% de todos os pesquisados.
O problema foi relacionado principalmente ao uso de botas femininas casuais e de segurança. Ainda houve alta incidência em usuários de clog, sapatilha, rasteira, tênis e sapato social masculino.
Formigamento nos pés
Sessenta e seis porcento das entrevistadas e metade dos entrevistados disseram sentir os pés dormentes ou formigando durante o trabalho.
As causas do formigamento incluem condições importantes, como diabetes, até compressão de nervo causada por sapatos desconfortáveis.
Neste último caso, 50% dos acometimentos possuem relação com botas de segurança feitas de borracha ou PVC. Em menor escala, o formigamento fica por conta dos mocassins, sapatos de bicos de aço, rasteirinha e chinelo.
Calçados que machucam os pés
- 6 truques para sapatos que machucam vestirem como uma luva
- Como evitar bolhas nos pés causadas por sapatilhas? Veja dicas de ouro
- Sapato que machuca o calcanhar: três formas de dizer adeus aos calos + dicas