A respiração é vital para o ser humano. Entanto que um individuo ingere diariamente dois quilos de comida e dois litros de bebida, ingere ao mesmo tempo 5750 litros de ar ao longo do dia. De fato, você poderia sobreviver uns dias sem comida e sem bebida, mas somente seria capaz de suportar uns minutos sem ar.
Para a filosofia hindu, a respiração é um canal por meio do qual adquirimos energia positiva. O prana, energia primaria ou vital, é a soma de todas as energias existentes no universo, e o ar é o canal de transporte dela.
Nos só podemos adquirir o prana por meio da respiração, e segundo o hinduísmo este transmite-se de diversas formas. Para compreender como atua o prana sobre o nosso organismo, os iogues categorizam a atividade do prana em 5 vayús. Os vayús estão localizados em diferentes partes do nosso corpo e fazem com que o prana atue de formas diferentes sobre o nosso organismo.
Assim, por exemplo, o vayú Praana está localizado no peito e encarrega-se de transmitir a energia ao corpo, entanto que o Apaana é um vayú localizado na área do umbigo e tem a função de expulsar o prana por meio da ejaculação, excreções, urina ou menstruação.
Também temos o vayú Sammana, localizado entre o diafragma e o umbigo e encarrega-se da digestão, ajudando-nos a assimilar e distribuir os nutrientes por todo o nosso corpo.
O Vyaana está em todo o corpo, e distribui a energia a todas as células, e o Udyaana está na cabeza, governando a linguagem e o pensamento.