Recentemente, após publicar um vídeo no qual aparece de biquíni, Rafa Kalimann foi questionada sobre algo em seu corpo. Isso porque, no post, é possível ver uma discreta elevação na região toráccica da apresentadora, próximo ao abdômen – e, após receber uma pergunta sobre aquilo ser uma condição de saúde, ela confirmou.
Fã aponta hérnia em Rafa Kalimann após vídeo
Nos últimos dias, a apresentadora Rafa Kalimann publicou um vídeo em que aparece de biquíni nas redes sociais e o post motivou um questionamento. Ao vê-lo uma pessoa que a acompanha nas redes sociais notou um carocinho na barriga da ex-BBB, perto dos seios – e, em uma caixinha de perguntas no Instagram, a questionou.
“Você tem hérnia de hiato? Aquele relevinho na boca do seu estômago é isso?”, perguntou a pessoa, a quem Rafa respondeu. “Apareceu recentemente. Não sabia o que era e fiquei mega preocupada. Mas, segundo o médico, é uma hérnia sim”, afirmou a apresentadora, sem especificar o tipo de hérnia nem demais detalhes sobre a condição.
Assista ao vídeo:
https://www.instagram.com/p/CgIE8yzp2sE/?hl=pt
Hérnia de hiato e outras hérnias são visíveis pela pele?
De acordo com o médico Gustavo Patury, cirurgião do aparelho digestivo e cirurgião bariátrico dos hospitais São Luiz, Vila Nova Star e Albert Einstein, em São Paulo, a hérnia de hiato mencionada no questionamento à apresentadora não é visível da forma como apontada na pergunta.
“A hérnia de hiato não é uma coisa que a gente consegue ver pela pele, é um espaço no hiato esofágico. Um espaço no diafragma por onde passa o esôfago. Nada mais é do que esse espaço alargado, você não consegue ver a olho nu, só por endoscopia ou tomografia”, afirma ele, pontuando que, por outro lado, outros tipos de hérnia na região são visíveis.
Assim como aconteceu com a médica Romana Novais, esposa do DJ Alok, que também teve uma hérnia notada por seguidores, mas um pouco mais para baixo no abdômen, a chamada hérnia epigástrica pode, segundo o médico, ser notada através da pele nesta região.
A hérnia epigástrica ocorre quando parte do conteúdo intra-abdominal, como uma porção do intestino ou tecido gorduroso, atravessa uma abertura entre os músculos, formando uma “bolsinha” visível pela pele a depender da constituição física do paciente. Segundo a Sociedade Brasileira de Hérnia Abdominal (SBH), o problema pode ou não vir acompanhado de dor, e os sintomas podem aparecer em momentos de esforço físico.
Segundo o cirurgião gástrico, o tratamento da hérnia é feito de forma cirúrgica e, conforme explica a SBH, apesar da condição não regredir sozinha, a cirurgia só precisa ser feita diante de desconfortos ou riscos. Além disso, o procedimento é minimamente invasivo.