O que é a condição de saúde que causa carocinho notado por fã em Rafa Kalimann?

Recentemente, após publicar um vídeo no qual aparece de biquíni, Rafa Kalimann foi questionada sobre algo em seu corpo. Isso porque, no post, é possível ver uma discreta elevação na região toráccica da apresentadora, próximo ao abdômen – e, após receber uma pergunta sobre aquilo ser uma condição de saúde, ela confirmou.

Fã aponta hérnia em Rafa Kalimann após vídeo

Nos últimos dias, a apresentadora Rafa Kalimann publicou um vídeo em que aparece de biquíni nas redes sociais e o post motivou um questionamento. Ao vê-lo uma pessoa que a acompanha nas redes sociais notou um carocinho na barriga da ex-BBB, perto dos seios – e, em uma caixinha de perguntas no Instagram, a questionou.

“Você tem hérnia de hiato? Aquele relevinho na boca do seu estômago é isso?”, perguntou a pessoa, a quem Rafa respondeu. “Apareceu recentemente. Não sabia o que era e fiquei mega preocupada. Mas, segundo o médico, é uma hérnia sim”, afirmou a apresentadora, sem especificar o tipo de hérnia nem demais detalhes sobre a condição.

Assista ao vídeo:

https://www.instagram.com/p/CgIE8yzp2sE/?hl=pt

Hérnia de hiato e outras hérnias são visíveis pela pele?

De acordo com o médico Gustavo Patury, cirurgião do aparelho digestivo e cirurgião bariátrico dos hospitais São Luiz, Vila Nova Star e Albert Einstein, em São Paulo, a hérnia de hiato mencionada no questionamento à apresentadora não é visível da forma como apontada na pergunta.

“A hérnia de hiato não é uma coisa que a gente consegue ver pela pele, é um espaço no hiato esofágico. Um espaço no diafragma por onde passa o esôfago. Nada mais é do que esse espaço alargado, você não consegue ver a olho nu, só por endoscopia ou tomografia”, afirma ele, pontuando que, por outro lado, outros tipos de hérnia na região são visíveis.

Assim como aconteceu com a médica Romana Novais, esposa do DJ Alok, que também teve uma hérnia notada por seguidores, mas um pouco mais para baixo no abdômen, a chamada hérnia epigástrica pode, segundo o médico, ser notada através da pele nesta região.

A hérnia epigástrica ocorre quando parte do conteúdo intra-abdominal, como uma porção do intestino ou tecido gorduroso, atravessa uma abertura entre os músculos, formando uma “bolsinha” visível pela pele a depender da constituição física do paciente. Segundo a Sociedade Brasileira de Hérnia Abdominal (SBH), o problema pode ou não vir acompanhado de dor, e os sintomas podem aparecer em momentos de esforço físico.

Segundo o cirurgião gástrico, o tratamento da hérnia é feito de forma cirúrgica e, conforme explica a SBH, apesar da condição não regredir sozinha, a cirurgia só precisa ser feita diante de desconfortos ou riscos. Além disso, o procedimento é minimamente invasivo.

Saúde