Nova tecnologia poderia detectar câncer de mama antes mesmo da doença aparecer

Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), por ano, mais de 480 mil pessoas morrem de câncer de mama, um dos mais comuns e agressivos tumores do mundo. Felizmente, já existe uma maneira de detectá-lo a tempo de evitar danos graves ao corpo.

A professora Regina Barzilay, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e sobrevivente do câncer de mama criou uma inteligência artificial capaz de detectar o câncer de mama com bastante antecedência.

Inteligência artificial ajuda no diagnóstico de câncer de mama

A equipe da professora explicou que, para o estudo, a inteligência artificial foi “treinada” para reconhecer padrões comuns de tecido em mais de 60 mil mamografias realizadas em pacientes com câncer de mama.

A técnica ajuda a ganhar tempo na corrida contra o câncer, já que ela seria capaz de alertar sobre o risco da doença até cinco anos antes de ela surgir no organismo.

iStock

Com o auxílio da inteligência artificial, um médico pode recomendar mamografias para um grupo de mulheres, enquanto outras pessoas de maior risco podem receber ressonância magnética suplementar.

A professora Constance Leman, coautora do sistema, disse que a inteligência artificial reconhece padrões de câncer apesar de fatores como histórico genético, hormônios, peso, dieta e até mesmo etnia, algo que nenhum sistema alcançou até agora.

Shutterstock

O desenvolvimento deste sistema de detecção de câncer de mama, segundo os pesquisadores, permitirá que os sistemas de saúde melhorem seus serviços no futuro.

Câncer de mama

Original Author: Esteban Luján Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/esteban-lujan
Original ID value: 217595
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/salud/217595/una-nueva-inteligencia-artificial-permite-detectar-el-cancer-de-mama-antes-de-que-aparezca