Conviver com a acne nem sempre é algo fácil e, por isso, não é raro que as pessoas recorram a receitas caseiras para tentar se livrar das espinhas do rosto de forma rápida e barata.
Porém, de acordo com o dermatologista Marco Rocha, esses truques caseiros não devem ser feitos, e ele explica o motivo.
Truques caseiros para secar espinhas que você deve evitar
Vira e mexe uma receita caseira é passada entre amigos, familiares ou mesmo encontrada na internet.
Entretanto, tais truques feitos em casa podem trazer mais malefícios do que benefícios devido a características do produto obtido que são difíceis de serem identificadas no resultado da fabricação caseira, como a concentração das substâncias.
Outro motivo que faz com que receitas caseiras não sejam recomendadas diz respeito aos danos que o produto traz à pele: em vez de protegê-la, o composto acaba danificando ainda mais a barreira cutânea.
É por todos esses motivos que Rocha listou alguns truques caseiros famosos que na verdade oferecem mais danos do que benefícios às pessoas:
Chá de camomila
O chá de camomila, por exemplo, é um produto muito usado em receitas caseiras para secar espinhas uma vez que há uma substância com propriedades calmantes na camomila – que, inclusive, é utilizada em cremes hidratantes para a pele.
Entretanto, Rocha não recomenda a utilização um produto preparado em casa com o chá de camomila, pois dificilmente atinge-se a concentração ideal para a sua aplicação na pele.
“Nós sabemos que, para a substância funcionar, sua concentração precisa estar a 1%. Menos ou mais não é bacana. Atingir esse alvo na produção caseira é muito difícil”, adverte Rocha.
Semente de frutas
Outro truque que Rocha cita que deve ser evitado é a esfoliação do rosto com semente de frutas. “As pessoas usam muito as sementes do maracujá, do damasco para fazer sabonetes abrasivos”, comenta Rocha.
O problema levantado pelo dermatologista na produção caseira de sabonetes com sementes está na esfoliação em excesso que o produto pode oferecer ao rosto e, consequentemente, a destruição da barreira cutânea – o que é ruim para o tratamento da acne e para a saúde geral da pele.
A remoção indevida da barreira cutânea pode ocorrer, segundo o médico, porque a quantidade de sementes presentes nos sabonetes caseiros pode facilmente ser demasiada.
“Não está errado usar as sementes, até porque muito sabonetes as usam como princípio. Porém, estudos são feitos sobre a quantidade e uso corretos dessas sementes para a fabricação dos sabonetes vendidos no mercado”, complementa o médico.
Limão
Por fim, Rocha também recomenda que sejam evitadas receitas caseiras com limão. A fruta, segundo o médico, é muito procurada por conter o ácido cítrico. Porém, não deve ser utilizada por oferecer riscos de lesões na pele.
“O [sumo do] limão, em contato com a radiação ultravioleta, mancha a pele. Às vezes pode até formar bolha. No intuito de utilizar um ácido natural, o cítrico, acaba-se lesionando a pele.”
Como acabar com a acne, então?
Se as receitas caseiras pedem cautela, o que fazer? Atualmente, o tratamento mais usado e recomendado pelos dermatologistas envolvem produtos e medicamentos de uso tópico ou oral para a acne, tanto em adolescentes quanto em adultos.
É o caso de substâncias como ácido azeláico, peróxido de benzoila, tretinoina, isotretinoina, espironolactotona, adapaleno e anticoncepcionais, que devem ser indicados caso a caso por um dermatologista.
Muitas vezes, o uso de géis secativos pode amenizar o problema pontualmente, apesar de eles não tratarem a raiz do problema e poderem, no caso de pessoas com predisposição genética à acne, até piorar o quadro, uma vez que a inibição de uma lesão faz outras surgirem. Assim, a consulta médica é sempre indicada antes que se tome qualquer ação.
Fora o uso de produtos medicamentosos, dermatologistas também recomendam:
- evitar o toque excessivo no rosto para não levar sujeira e aumentar a oleosidade da face;
- lavar o rosto, preferencialmente, duas vezes ao dia e após a prática de atividades físicas para não acumular impurezas no rosto;
- não cutucar ou espremer espinhas e cravos;
- beber água e manter uma alimentação rica em cereais, frutas, verduras, legumes integrais, castanhas e peixes;
- manter a pele hidratada com cremes sem óleo;
- evitar excessos de bebida alcoólica e cafeína – que desidratam a pele e aumentam os níveis de cortisol ;
- manter uma boa rotina de sono;
- praticar exercícios físicos regularmente para diminuir o estresse.