Coceiras e 8 anos de perimenopausa: atriz viveu processos pouco discutidos da menopausa

por | jun 13, 2022 | Saúde

Aos 53 anos, a estrela de Hollywood Naomi Watts se abriu recentemente sobre um assunto que ainda é tabu para muitos. Após passar precocemente pela menopausa, a atriz relatou certas características deste período sobre as quais ela não sabia, e citou também duas situações que a surpreenderam com a chegada da menopausa.

Naomi Watts detalha chegada da menopausa

Em entrevista ao veículo norte-americano “ Page Six” durante um evento recente, a atriz Naomi Watts fez um desabafo sobre ter passado precocemente pela menopausa. Segundo a estrela, apesar de saber que toda mulher passa por isso, a chegada dele (perto dos 40 anos, conforme contou em um post no Instagram) foi um choque para ela – e duas características lhe chamaram a atenção.

“Eu não sabia que você podia ter oito anos de perimenopausa”, disse ela, citando também um dos primeiros sintomas que notou. “Um dos meus maiores sintomas foi coceira na pele, e minha pele é obviamente muito importante para mim por conta do meu trabalho diante das câmeras. Eu tive muitos outros sintomas, mas este foi o que mais chamou a atenção”, afirmou Naomi.

Naomi Watts
Cole Bennetts/Getty Images

Por fim, a atriz frisou ainda a necessidade deste assunto ser mais discutido visando afastar a vergonha e o medo que muitas mulheres sentem da menopausa. “Mulheres foram forçadas a se silenciar e ter vergonha. Mas este sempre foi o plano do corpo. Não é uma falha, não é uma doença”, pontuou a estrela que, nas redes sociais, também discutiu o estigma em torno da menopausa – especialmente a precoce.

“Meus mentores e minha mãe não pareciam dispostos a discutir isso, eu não sabia como pedir ajuda e eles não sabiam como me ajudar… Até meus médicos tinham pouco a dizer. É, estranhamente, como um código de silêncio não documentado: mulheres devem engolir [as dificuldades] e lidar [com a menopausa], porque foi isso que gerações passadas fizeram”, afirmou, se mostrando orgulhosa desta fase da vida. “Envelhecer é um privilégio e um momento para sentir orgulho das experiências acumuladas”, disse.

Perimenopausa e coceira como sintoma

De acordo com informações disponibilizadas pela Mayo Clinic, a perimenopausa é o período que vem imediatamente antes da menopausa trazendo caracerísticas distintas. Neste período, os níveis de estrogênio (principal hormônio feminino) aumentam e caem de forma desordenada, algo que gera uma série de sintomas.

Durante a perimenopausa, é possível que a mulher apresente irregularidades no ciclo menstrual, ondas de calor, insônia, mudanças de humor constante, diminuição da lubrificação natural da vagina, incontinência urinária, alterações na libido, alterações no colesterol, osteoporose e problemas de fertilidade. Em geral, a perimenopausa começa entre os 40 e 50 anos, mas algumas mulheres notam a chegada dela na faixa dos 30.

Menopausa precoce
fizkes/Getty Images/iStockphoto

Conforme o declínio dos níveis de estrogênio continua e a menopausa chega, sintomas como estes tendem a se intensificar enquanto outros surgem. É o caso, por exemplo, da coceira na pele, citada por Naomi – que, de acordo com o Centro da Menopausa, instituição australiana, é causado pela forma como a queda deste hormônio afeta a produção de colágeno pelo corpo.

Responsável por dar elasticidade e suporte à pele, o colágeno também sofre um declínio em sua produção com o passar dos anos e, com isso, o corpo começa a perder parte da habilidade de lubrificar a pele com os óleos naturais produzidos pelo organismo. Com isso, a pele fica ressecada e, consequentemente, a coceira pode aparecer – e de forma generalizada.

Saúde