O inchaço nas pernas atrapalha a vida das mulheres na gestação e no período menstrual. Mas não é só. No verão, pernas, pé e tornozelos tendem a ficar mais inchados, ação que causa dor e incômodos.
Veja também:
Como tratar dores nas pernas
Formigamento nos braços e pernas
Alimentos que deixam pernas torneadas
Causado pelas alterações hormonais, os inchaços nas pernas são agravados no verão. “Para manter a temperatura corpórea os vasos de dilatam fazendo com que haja um extravasamento de líquidos nas pernas e nos pés. Com isso, prejudica a absorção de líquidos pelo sistema linfático e, por consequência, dificulta o seu retorno”, explica o Dr. Ary Elwing, angiologista especialista em cirurgia vascular periférica.
Mas ficar muito tempo em pé ou sentado também prejudica a circulação e intensifica o inchaço. “A falta de movimentação dificulta o bombeamento de sangue das pernas para o coração, trazendo o inchaço, formigamento e sensação de peso nas pernas”, alerta o especialista.
Dicas para evitar o inchaço no verão
Alimentação
- Beba, no mínimo, 2 litros de água por dia;
- Evite alimentos ricos em sódio;
- Priorize alimentos diuréticos;
- Evite alimentos industrializados, embutidos, congelados e enlatados;
Físico
- Mantenha o controle do peso corporal;
- Pratique atividades físicas;
- Use meias de compressão adequadas;
- Evite o uso de salto alto;
- No fim do dia, mantenha as pernas para cima com um travesseiro;
Ajuda médica
Se as dicas para desinchar as pernas não apresentarem resultados, procure um médico para investigar as causas do problema. “O inchaço dos membros inferiores pode indicar problemas cardíacos e renais. Por este motivo, o ideal é recorrer a um especialista o quanto antes, especialmente em casos de que há histórico familiar de trombose. Nestes episódios é necessário o uso de medicamentos com anticoagulante”, indica Elwing.








