Desde crianças ouvimos que uma boa higiene bucal deve incluir escova, creme e fio dental, contudo, nem sempre temos disposição para perder alguns minutinhos a mais em frente ao espelho passando o fio. A verdade é que se soubéssemos da importância dele para a saúde bucal, não o deixaríamos de lado.
Leia também:
“Alimentos detergentes” ajudam a combater o mau hálito; veja a lista
Quem sofre de mau hálito geralmente não percebe. Veja como tratar
Escova bem os dentes, mas tem mau hálito? Descubra qual pode ser a causa
“O fio dental é tão importante quanto a escovação. A escova limpa a superfície enquanto o fio limpa entre os dentes. Um não vive sem o outro”, afirma o cirurgião dentista Marcelo Giannini. A escovação deve ser feita três vezes ao dia, sempre após as refeições, mas o fio dental pode ser utilizado apenas uma vez.
“Ele remove não só os resíduos de alimentos, mas também o biofilme que se forma durante o dia”, explica. Se não for retirado, esse biofilme (ou placa bacteriana) pode se transformar em tártaro e trazer problemas como o mau hálito.
Fio dental x fita dental
No mercado encontramos vários tipos de produto: fio dental, fita dental, mentolado, tradicional. Mas qual deles é mais indicado? “Depende do espaço entre os dentes. Quem tem menos espaço tem que usar um fio extrafino. Já o excesso de cera da fita às vezes atrapalha no deslizamento e não limpa direito”, explica. De acordo com ele, o melhor produto é aquele com o qual você se adapta. Na dúvida, consulte seu dentista.
Fio dental passo a passo
Corte um pedaço grande, cerca de 50 cm;
Enrole entre os dedos médios e passe entre cada dente;
Mas atenção: é preciso limpar a parede dos dentes, não apenas passar o fio entre eles. Faça um movimento de vai-e-vem abraçando cada dente;
Passe o fio de forma delicada para não machucar a gengiva;
Retire o fio e limpe o próximo dente com outra parte da fita. Repetir o pedaço pode levar bactérias de uma região para a outra.