Fatos interessantes sobre os alimentos em conserva

por | jun 30, 2016 | Saúde

Os fatos interessantes sobre alimentos em conserva se referem ao impacto que possuem no corpo humano. Um deles, e o mais acentuado com certeza, é que são tidos como benéficos para impulsionar a longevidade. Ao passar pelo processo de fermentação, esses alimentos tornam-se capazes de proporcionar o equilíbrio ideal para o sistema gastrointestinal, uma boa notícia para todo o corpo.

Fonte de bactérias boas

Beterrabas, pepinos, cebolas, entre outros alimentos crus, quando passam pelo processo de fermentação, são excelentes para a manutenção da acidez, ou alcalinidade do organismo. E mantê-los num nível correto, de maneira contínua, é garantir o bem-estar. Os benefícios diretos, além do aumento da expectativa de vida, é o funcionamento do aparato digestivo, que passa a estar sem problemas.

Essa realidade decorre do fornecimento de bactérias boas que os alimentos em conserva dão ao intestino. Para entender melhor: Esses vegetais passam por uma fermentação prima, com lactobacilos que nascem naturalmente das enzimas essenciais. Esses lactobacilos, ou as bactérias boas, atacam problemas digestivos, coma a úlcera péptica, cistite, cólicas, colite ulcerativa e alergias alimentares. Sua ação de defesa também se estende a infecções, como as fúngicas vaginais. É como se o organismo passasse a ter um pelotão de soldados, atuando a nível do ecossistema interno, onde o efeito é um sistema imune muito mais forte.

Todavia, há um porém. Se já pensou na seção do supermercado, e em todos os alimentos deste gênero que indústria disponibiliza, descarte essa ideia. Os vegetais que são vendidos em conserva nos comércios, se não houver indicação do contrário, passam pela pasteurização. Isso significa que são submetidos a um processo específico de calor, que simplesmente destrói as bactérias benéficas.

Somente quando feitos através do método caseiro é que as conservas podem ser fonte de fitonutrientes, vitaminas e de ácido láctico. Este último, em especial, melhora a função intestinal. Para saber como preparar sua conserva super saudável, assista o vídeo que segue abaixo com o passo-a-passo.