As farinhas funcionais têm feito sucesso entre homens e mulheres que buscam uma alimentação mais saudável e o corpo dos sonhos. Algumas farinhas, como a de banana verde, já são conhecidas por muitos, mas, outras, ainda são pouco consumidas no Brasil.
Leia também:
Alimentos que regulam o intestino
Como eliminar gases intestinais
5 alimentos que prendem o intestino
Derivada da semente da platango ovata, planta popular na Índia, a farinha de psyllium é uma aliada e tanto para o bom funcionamento do intestino. Rico em fibras solúveis, o produto se torna uma espécie de gel que aumenta o bolo fecal e regula o intestino preguiçoso.
Psyllium contra diabetes
Além desse benefício, a farinha de psyllium também ajuda no controle e prevenção da diabetes. As fibras presentes na farinha interferem na absorção de alguns nutrientes como, por exemplo, o carboidrato, evitando que os níveis de glicose no sangue se elevem.
Como consumir
Uma colher de chá da farinha em cada refeição já é o suficiente para trazer benefícios ao corpo. O psyllium pode ser adicionado em saladas, iogurtes, cereais, sucos e muitos outros alimentos. Para que funcione efetivamente, o consumo da farinha deve estar aliado à ingestão de água.