A doença do coração grande, chamada pelos médicos de cardiomegalia, afeta principalmente idosos, mas pode acometer em pessoas de qualquer idade, até mesmo crianças com problemas cardíacos.
A cardiomegalia é caracterizada pelo aumento de tamanho do coração que, assim, tem dificuldade em bombear sangue com a força necessária para todo o corpo. Apesar de grave (a condição pode até levar à morte), a doença pode ser tratada e curada se diagnosticada precocemente.
Como identificar doença do coração grande

Além de tontura e falta de ar, os outros principais sintomas da cardiomegalia são: fraqueza, cansaço excessivo, desmaios, palpitações cardíacas, aumento da pressão arterial, inchaço nas pernas e tosse seca, especialmente no período noturno.
Coração grande: causas, diagnóstico e tratamento

Entre as principais causas da doença do coração grande estão má circulação, doenças nas válvulas cardíacas e doença de Chagas. O diagnóstico da cardiomegalia é obtido através de exames, como eletrocardiograma e raio-x, que identificam o grau de insuficiência cardíaca.
O tratamento para doença do coração envolve uso de medicamentos diuréticos e reguladores de hormônios para controlar a pressão arterial e os batimentos cardíacos, melhorando assim o funcionamento do coração. Em casos mais graves, transplante cardíaco ou uma cirurgia para refazer a estrutura do órgão podem ser necessários.
Saúde do coração
- Vegetal repara danos que açúcar causa nas células e blinda o coração
- Estudo: fazer hora extra no trabalho aumenta o risco de doenças no coração
- Dor no peito: o que pode ser? Conheça 6 causas além do infarto