Não tem como negar que é uma delícia saborear uma boa sobremesa, principalmente para quem gosta de tudo bem doce, incluindo sucos e o cafezinho de todo dia. No entanto, o consumo excessivo de açúcar traz sérios problemas para saúde! Para equilibrar isso sem abrir mão do sabor doce na sua vida, a dica é apostar em substituições inteligentes e saudáveis.
O primeiro passo é entender como o açúcar age no nosso organismo. Aquela sensação boa que sentimos ao comer um chocolate tem explicação.
Isso acontece porque o açúcar aciona áreas cerebrais relacionadas ao mecanismo de recompensa, que por sua vez libera grandes quantidades de dopamina, um neurotransmissor ligado à emoção e à sensação de prazer. Por isso, pode-se dizer que é fácil e perigoso desenvolver o vício por açúcar.
E o problema não para por aí. Todas as vezes que ingerimos algum tipo de açúcar, como o refinado, xarope de glicose e sacarose, o corpo produz insulina para evitar que o nível de glicose se eleve acima do normal. Então, quanto mais açúcar, mais insulina.
Este hormônio é responsável por retirar o açúcar do sangue e levar para as células. Só que quando os níveis de insulina estão altos e constantes no organismo, os resultados não são positivos: excesso de peso, doenças metabólicas, envelhecimento precoce, inflamações e danos ao sistema imunológico são algumas consequências.
Aposte nos adoçantes inteligentes
Agora que você já tem motivos de sobra para reduzir ou excluir de vez o açúcar da sua alimentação, fica a dúvida: por onde começar? Uma forma prática e segura é apostar em adoçantes inteligentes feitos com extratos naturais (link para Zero Puravida).
O diferencial desses produtos é que mantém o sabor muito semelhante ao açúcar, sem o retrogosto dos adoçantes comuns. Na hora de escolher, vale procurar por esses três ativos naturais: stévia, taumatina e eritritol.
A stévia é extraída da planta nativa Stévia Rebaudiana. Tem zero calorias e um sabor delicioso. Ajuda no controle de pressão alta e dos níveis de glicose no sangue. A taumatina vem do fruto da árvore africana Thaumatococcus daniellii. É metabolizada pelo organismo como uma proteína e tem índice glicêmico zero.
Já o eritritol é extraído da fibra de madeira Birch pela fermentação natural. O sabor é muito semelhante ao açúcar porém sem calorias!
Sobremesas saudáveis e deliciosas
Com criatividade e os produtos certos, é possível criar doces muito saborosos e sem açúcar. Separamos algumas ideias para inspirar e colocar em prática na cozinha!
1 – Torta de abacate
https://www.instagram.com/p/CGs14SnDd0i/
2 – Sorbet de frutas vermelhas
https://www.instagram.com/p/CGBLuUFjvpI/
3 – Waffle de cacau
https://www.instagram.com/p/CF2x8GCD3P4/
4 – Creme de chocolate saudável
https://www.instagram.com/p/CFdByZAjywu/
5 – Bolinho com calda de chocolate
https://www.instagram.com/p/CDhjoCHDoe_/
6 – Brownie de cacau com avelã
https://www.instagram.com/p/CDUl6h5jFyA/
Zero Puravida é um adoçante natural de nova geração produzido com alta tecnologia e extratos naturais! Por isso, elimina o retrogosto dos adoçantes comuns.